Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Toffoli arquiva pedidos de investigação contra Bolsonaro feitos pela CPI

Ministro do STF seguiu pareceres da PGR em casos que apontavam crimes e infração de medida sanitária preventiva e epidemia

Por Redação
Atualizado em 2 mar 2023, 06h43 - Publicado em 1 mar 2023, 17h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB)
    O ministro Dias Toffoli e o ex-presidente Jair Bolsonaro // (Marcos Corrêa/PR)

    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 28, o arquivamento de dois pedidos de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro formulados a partir do relatório final da CPI da Pandemia, que investigou omissões da gestão Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. A decisão do ministro, publicada nesta quarta, 1º, extinguiu as petições da CPI que atribuíam os crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia ao ex-presidente.

    Publicidade

    As decisões de Dias Toffoli seguem parecer da Procuradoria-Geral da República, segundo a qual não há “justa causa” para abertura de investigações contra o ex-presidente nestes casos. O ministro do Supremo salientou que cabe exclusivamente à PGR processar junto ao STF supostas práticas de crime praticadas pelo presidente da República.

    Publicidade

    “Em suma: se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento”, concluiu o ministro.

    Pelo mesmo motivo, Dias Toffoli determinou o arquivamento de uma notícia-crime movida no STF pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) contra Jair Bolsonaro pelo crime de homofobia. A parlamentar denunciou declarações de Bolsonaro durante a Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus (Comadesma), no Maranhão, em julho de 2022, nas quais o ex-presidente defendeu que “Joãozinho seja Joãozinho a vida toda”, que “Mariazinha seja Maria a vida toda”. Bolsonaro também disse na ocasião que seu conceito de “família” inclui “homem, mulher e prole”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.