Um grupo de garimpeiros armados invadiu a Terra Indígena Xipaya, no sudeste do Pará, na tarde de quinta-feira, 14, segundo relato feito pela cacique Juma Xipaya em vídeo postado nas redes sociais. Ela disse já ter feito a denúncia à Polícia Federal e pediu urgência em razão do risco de violência.
“Meu pai tentou filmar a ação dos garimpeiros, que já chegaram lá operando as dragas, mas foi agredido por oito homens armados que tentaram tomar o celular dele. A sorte foi que ele conseguiu sair e voltar para avisar as outras aldeias”, afirmou a cacique, uma das representantes dos povos indígenas na COP26, a cúpula mundial do clima convocada pela ONU em Glasgow em novembro do ano passado.
https://twitter.com/NiltoTatto/status/1514935530420850689?s=20&t=dI3aSse7nLga-7Z1uIc9IQ
Ela afirmou que pediu ajuda a outros indígenas da região. “Líderes e guerreiros de outras tribos estão descendo para tentar o diálogo e pedir que eles saiam do nosso território. Estamos com muito medo que eles sejam recebidos de forma violenta, com armas”, disse.
De acordo com o seu relato, o grupo estaria com balsas, dragas e todo o equipamento necessário para instalar um garimpo ilegal na área, que é homologada como terra indígena desde 2012. Cerca de duzentos índios vivem no local.
A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), disse que a Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas, que ela integra, recebeu a denúncia e a encaminhou aos órgãos de segurança pública. O alerta também foi enviado ao ministro da Justiça, Anderson Torres, e ao diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira. Segundo a TV Globo, cerca de vinte homens da Força Nacional de Segurança em Altamira, cidade próxima ao local, já estariam de prontidão.
https://twitter.com/JoeniaWapichana/status/1514798012358307858?s=20&t=b1l2l_Mne7V_AGDflV6K1A