Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Secretário de Ibaneis assumirá Justiça; André Mendonça volta à AGU

Próximo da bancada da bala, Anderson Torres já foi delegado da Polícia Federal e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 mar 2021, 18h58 - Publicado em 29 mar 2021, 18h27

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi anunciado como o novo ministro da Justiça. Ele foi convocado para uma reunião no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira, dia 29, na qual aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro.

Próximo de parlamentares da bancada da bala, Torres é ex-delegado da Polícia Federal e foi chefe de gabinete do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), que também fez carreira como delegado da PF.

Torres já foi cotado para assumir a direção-geral da Polícia Federal na época em que o titular da Justiça era o ex-juiz Sergio Moro, com quem ele tinha atritos públicos. Um dos principais pontos de divergência era a transferência do chefão do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Herbas Camacho, o Marcola, para o presídio federal de Brasília.

Torres também sempre foi um defensor da criação do ministério da Segurança Pública, que hoje está no guarda-chuva da pasta da Justiça e é uma bandeira antiga da bancada da bala.

O atual ministro da Justiça, André Mendonça, voltará ao posto de Advogado-Geral da União, que ficou vago com a saída de José Levi. Nos últimos meses, Mendonça recebeu diversas críticas por ter pedido a abertura de inquérito contra advogados e jornalistas críticos de Bolsonaro com base na Lei de Segurança Nacional, que foi instituída durante a ditadura militar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.