Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pesquisa mostra briga acirrada pela maior cidade do interior de SP em 2024

Levantamento foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação 17 Maio 2023, 09h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) e o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos)
    O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) e o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) (Divulgação/Reprodução)

    A disputa pelo comando de Campinas, maior cidade do interior de São Paulo (1,2 milhão de habitantes) deve ser acirrada em 2024, segundo levantamento feito entre os dias 11 e 14 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado na terça-feira, 16.

    De acordo com a pesquisa, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) e o deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) estão empatados tecnicamente nos três cenários sondados. Eles já fizeram o segundo turno na eleição de 2020, vencido por Saadi por 57,07% a 42,93% dos votos válidos.

    No principal cenário, Saadi tem 22,2% das intenções de voto, seguido de Zimbaldi, com 18,5% — eles estão empatados dentro da margem de erro, que é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Nesse cenário, aparecem na sequência Delegada Teresinha (Patriota), com 10,6%; o ex-prefeito Hélio Oliveira (PDT), com 10,4%; o ex-vereador Pedro Tourinho (PT), com 8,1%; e Arthur Orsi (PSD), com 4,7% — todos estão empatados dentro da margem de erro.

    Continua após a publicidade

    Outros candidatos não atingiram 3% das intenções de voto. Entre os entrevistados, 12,5% afirmaram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 5,1% disseram que não sabem ou não responderam. Foram entrevistados 720 eleitores na cidade.

    Em outros dois cenários, com mudanças na lista de candidatos, Saadi e Zimbaldi continuam empatados dentro da margem de erro – sempre com o prefeito numericamente à frente. Em um deles, Saadi tem 23,6% contra 20,6% do deputado. Em outro, o placar é de 26,3% a 22,8%.

    Segundo a pesquisa, o governo de Saadi tem a aprovação de 51,5% dos eleitores de Campinas e a reprovação de 43,6% – outros 4,9% disseram que não sabem ou não responderam

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.