Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Mário Covas, ‘frente ampla’ e o simbólico palco para a convenção de Nunes

Prefeito de São Paulo tenta minimizar protagonismo do bolsonarismo em sua campanha e faz aceno ao PSDB e seu líder histórico

Por Isabella Alonso Panho Atualizado em 17 jul 2024, 17h45 - Publicado em 17 jul 2024, 16h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), escolheu o local da convenção partidária que, no dia 3 de agosto, irá oficializar a escolha do seu nome e do candidato a vice. O encontro será na área externa da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e a definição do local teve um caráter simbólico, como admite a própria cúpula paulistana do partido.

    Publicidade

    “Foi na Alesp que o saudoso Mário Covas, ex-governador de São Paulo e avô de Bruno Covas, prefeito que nos deixou em maio de 2021, lançou sua candidatura ao governo paulista”, relembra o ex-deputado federal Enrico Misasi, presidente do diretório municipal do MDB. Ele diz, ainda, que “será o momento de mostrar a amplitude da coalizão política em torno da reeleição do prefeito”.

    Publicidade

    A escolha reforça o intuito do prefeito de construir uma campanha com ares de frente ampla (sua coligação tem onze partidos, do centro à direita) e minimizar o destaque dado ao PL de  Jair Bolsonaro, que indicou o pré-candidato a vice, o coronel da reserva Ricardo de Mello Araújo. Apesar de precisar do voto bolsonarista, a campanha de Nunes tem evitado colar sua imagem à do ex-presidente.

    A referência a Covas, um dos nomes históricos do PSDB, também faz parte dessa estratégia. Foi na Alesp que Covas lançou a sua candidatura ao governo do estado, em 1994 — a sua vitória daria início a uma extensa hegemonia política do PSDB no estado, que durou até a derrota para Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2022.

    Publicidade

    Bruno Covas

    A referência a Bruno Covas, que era o titular da chapa vencedora em 2020, também é um aceno. Ricardo Nunes, que era vice, assumiu o posto de prefeito em maio de 2021, em decorrência da morte de Bruno, vítima de um câncer.

    Continua após a publicidade

    O gesto de Nunes também pode ser considerado um aceno ao PSDB. Apesar de a sigla estar encampando a pré-candidatura do apresentador José Luiz Datena, o nome dele não é consenso dentro do partido. Apesar da ida de Datena ao Mercado Municipal de São Paulo na manhã desta quarta-feira 17, na sua primeira aparição pública como prefeiturável, há conversas e pressões nos bastidores do PSDB para que ele desista da candidatura em prol do apoio a Nunes.

    Publicidade

    A definição oficial dos nomes só é dada quando o partido faz a convenção partidária. Assim como a convenção do MDB de Nunes, o encontro do PSDB está marcado para o dia 3 de agosto, dois dias antes do prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral.

    Já PT e PSOL marcaram a convenção que deve cravar a chapa Guilherme Boulos-Marta Suplicy para o próximo sábado 20, primeiro dia permitido pela Justiça Eleitoral para a realização desses encontros partidários.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.