Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula faz aceno a Pacheco ao indicar advogado para ministro do TST

Presidente escolhe para a vaga Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, integrante do Prerrogativas e apoiado pelo presidente do Senado

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 Maio 2024, 11h50 - Publicado em 30 abr 2024, 19h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu, nesta terça-feira, 30, o advogado trabalhista Antônio Fabrício de Matos Gonçalves para uma vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A indicação para a vaga que era ocupada pelo ministro Emmanoel Pereira, aposentado em outubro de 2022, ainda será analisada no Senado em data a ser marcada. Se aprovada por maioria na Casa, a indicação segue de volta para o presidente.

    Publicidade

    Embora seja integrante do grupo de advogados progressistas Prerrogativas, aliado do governo, a indicação de Gonçalves é também um gesto de Lula ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que apoiou o nome do advogado para a vaga. Lula faz o aceno no momento em que a relação entre o governo e o Senado é tensa.

    Publicidade

    Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin, indicado por Lula, atendeu ao pedido do governo federal e suspendeu trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento dos municípios e de setores produtivos até o ano de 2027. A decisão de Zanin recebeu críticas de Pacheco, que recorreu. Segundo o presidente do Senado, o governo “erra ao judicializar a política”.

    Rodrigo Pacheco também é um dos principais articuladores da Proposta de Emenda à Constituição nº 10/2023, a PEC do Quinquênio, que prevê aumento de 5% a cada cinco anos para categorias do Judiciário até um limite de 35%. Se o relatório aprovado na semana passada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado for aprovado no plenário da Casa, o custo estimado é de mais de 80 bilhões de reais até 2026.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Entusiasmo

    O grupo Prerrogativas comemorou a indicação de um de seus integrantes. “Recebemos com entusiasmo a indicação”, disse o coordenador do grupo, o advogado Marco Aurélio Carvalho. “É um verdadeiro presente que o presidente Lula dá ao próprio tribunal, à advocacia progressista, ao Prerrogativas e ao cidadão em geral. Fabrício é uma pessoa absolutamente preparada, vocacionada para a função que vai abraçar e que reúne qualidades técnicas e sensibilidade social”, disse.

    Antônio Fabrício é formado em direito pela PUC de Minas, com mestrado e doutorado em direito do trabalho. Foi presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat), entre 2012 e 2014, e presidente da seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), de 2016 a 2018. Entre os anos de 2019 e 2022, atuou como conselheiro federal e presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional. Desde 2015 é sócio-proprietário do escritório ASAF – Antônio Fabrício e Alex Santana Sociedade de Advogados.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.