PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Luiz Fux manda à PF investigação sobre André Janones

Ministro atendeu a manifestação da PGR e determinou que a polícia conduza ‘providências preliminares’ pelos próximos 60 dias

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h44 - Publicado em 17 ago 2023, 12h40

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última terça-feira, 15, que sejam enviados à Polícia Federal os autos de uma investigação contra o deputado André Janones (Avante-MG) por “suposta prática de desvio de recursos públicos federais”.

O despacho de Fux atende a manifestação da Procuradoria-Geral da República, para a qual a apuração deve ser mandada à PF para “providências preliminares”. O ministro afirma que, no prazo de 60 dias concedido, a polícia pode efetuar outras diligências “necessárias para o deslinde da investigação”. O caso tramita em segredo de Justiça no STF.

Como mostrou VEJA há duas semanas, a apuração foi aberta pela Polícia Federal em Uberlândia (MG) para “analisar a verossimilhança dos fatos narrados” em uma denúncia anônima contra Janones e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, ex-assessora dele na Câmara. O caso chegou à Corte em maio, enviado pela Justiça Federal de Ituiutaba, por causa do foro privilegiado do deputado.

André Janones e Leandra Guedes, que comanda a cidade natal do deputado, foram acusados por um ex-assessor de Janones, em dezembro de 2021, de praticar desvio de salários de um servidor do gabinete dele na Câmara, a popular “rachadinha”. Segundo publicou o portal Metrópoles, o acusador, Fabrício Ferreira, levou o caso à PGR, que abriu uma apuração.

André Janones, que lançou candidatura presidencial em 2022, abriu mão da disputa para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele se tornou protagonista da campanha do petista nas redes sociais, ambiente em que buscou igualar as práticas do bolsonarismo digital para defender Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.