PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Governo Lula é aprovado por 55,2% dos brasileiros e desaprovado por 39,6%

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostra ainda que maioria considera sua gestão melhor que a de Jair Bolsonaro

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h41 - Publicado em 23 jan 2024, 11h30

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 55,2% dos brasileiros e desaprovado por 39,6%, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 23, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com o instituto de pesquisa MDA.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 de janeiro e indica estabilidade na avaliação do governo Lula em relação ao levantamento CNT/MDA divulgado em setembro, quando o presidente registrou 55% de aprovação e 39% de rejeição.

Na comparação com o governo de Jair Bolsonaro, 47,9% dos entrevistados disseram perceber melhorias na gestão do petista, enquanto 28,6% declararam ver pioras na administração — 22% dos eleitores afirmaram que sua avaliação continua semelhante à do ex-mandatário.

Economia vai bem, segurança vai mal

Na avaliação por áreas de governo, a economia é percebida como a melhor área da gestão Lula até o momento, citada por 21,4% dos entrevistados, seguida pela educação, vista de forma positiva por 17,2%, e pela saúde, aprovada por 14%. Em contrapartida, a segurança pública continua sendo um ponto de preocupação para os brasileiros, mencionada por 27,4% dos eleitores como a pior área de atuação do governo federal.

Eleições municipais

A pesquisa MDA/CNT mostra, ainda, que os candidatos a prefeito alinhados ao governo federal começam o ano com vantagem considerável sobre os políticos da oposição nas eleições municipais. Segundo o levantamento, 33,5% dos eleitores disseram ter mais chance de votar em candidatos apoiados ou apoiadores de Lula, ao passo que 15,7% se declararam mais favoráveis àqueles apoiados ou apoiadores de Jair Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Por outro lado, uma parcela significativa do eleitorado rejeita ambos os lados — para 11% dos entrevistados, o candidato ideal seria igualmente contra Lula e Bolsonaro. Existe, ainda, uma fatia de 33,3% que se diz indiferente ao alinhamento dos candidatos ao petista, ao ex-presidente ou em oposição a ambos.

Metodologia

A pesquisa foi feita de forma presencial, com 2.002 eleitores, em todos os estados do país e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.