Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Fortaleza: uma das eleições mais disputadas do país agora embolou de vez

Capitão Wagner liderava isolado as pesquisas, mas perdeu 7 pontos e agora empata com três concorrentes

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 12 set 2024, 14h16 - Publicado em 12 set 2024, 13h23

A queda do líder das pesquisas e o crescimento de candidatos que estavam em posições intermediárias mostraram a força dos padrinhos políticos e do horário eleitoral e embolaram de vez a disputa pela prefeitura de Fortaleza, uma das mais concorridas do país neste ano. A pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira, 11, aponta um empate técnico entre quatro candidatos com diferença absoluta de 6 pontos percentuais entre eles.

Segundo o levantamento, o candidato do União Brasil, Capitão Wagner, tem 24%; André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) têm 21% cada;  o prefeito José Sarto (PDT), candidato à reeleição, marca 18%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um segundo bloco aparecem o senador Eduardo Girão (NOVO), com 2%, e Técio Nunes (PSOL) com 1%. Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e George Lima (Solidariedade) não pontuaram.

Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos e 7% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo. O instituto ouviu 900 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro. O nível de confiança é de 95%.

Continua após a publicidade

Cenário

O empate quádruplo mostrado na pesquisa foi motivado pela perda de 7 pontos percentuais do Capitão Wagner em 21 dias. Na pesquisa divulgada em 22 de agosto, o candidato do União Brasil registrava 31%. No mesmo período, André Fernandes e Evandro Leitão ganharam 7 pontos cada. Ambos cresceram de 14% para 21%. Já José Sarto perdeu 4 pontos, indo de 22% para 18%.

A pesquisa revela o poder de influência, na disputa pela capital cearense, dos padrinhos políticos que polarizam a política nacional e da exibição dos candidatos no horário eleitoral de rádio e TV. Leitão e Fernandes são apoiados, respectivamente, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, detêm os maiores tempo de rádio e TV. Leitão tem, ainda, o apoio de dois importantes caciques locais: o governador Elmano de Freitas e o ministro e ex-governador Camilo Santana, ambos do PT.

Com uma ampla aliança, que reúne oito partidos (PP, PSB, PSD, Republicanos, MDB, além da federação formada por PT, PCdoB e PV), Leitão dispõe, sozinho, de pouco mais da metade (5 minutos e 1 segundo) de cada bloco diário do horário eleitoral, de 10 minutos. André Fernandes tem 1 minuto e 58 segundos em cada bloco; Capitão Wagner, 1 minuto e 14 segundos; e José Sarto, 1 minuto e 1 segundo.

Continua após a publicidade

Sem padrinho político e com menos tempo de propaganda eleitoral que seus adversários diretos, Capitão Wagner aposta em agendas de rua e divulgação nas redes sociais para se manter competitivo. Candidato com o maior grau de conhecimento entre os eleitores, ele disputou todas as eleições desde 2010. Elegeu-se vereador, deputado estadual e federal, mas nunca venceu um pleito para o Executivo.

Em disputas anteriores, iniciou a corrida eleitoral liderando as pesquisas, como neste ano, mas foi perdendo intenções de voto durante a campanha. Nesta eleição, ele tenta se livrar da pecha de “cavalo paraguaio”, expressão usada no esporte para designar competidor que larga bem mas é superado pelos adversários durante a disputa.

Procurado, Capitão Wagner diz que ressalta a liderança nas pesquisas e o fato de vencer os demais concorrentes no segundo turno. “Sigo líder e trabalhando intensamente, porque a minha candidatura representa a mudança, melhoria na segurança e saúde”, disse o concorrente do União Brasil. “Sou o único candidato que vence em todos os cenários do segundo turno.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.