Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: rivais oscilam para cima, mas Boulos e Nunes continuam na ponta

Levantamento sobre a sucessão municipal em São Paulo mostra cenário estável, com variações apenas dentro da margem de erro

Por Da Redação Atualizado em 5 jul 2024, 21h58 - Publicado em 5 jul 2024, 15h27

O  prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) seguem empatados tecnicamente na liderança da disputa pela prefeitura de São Paulo, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira, 5, pelo instituto Datafolha.

De acordo com a pesquisa, Nunes tem 24%, contra 23% de Boulos. Logo atrás, vêm o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 11%; o coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%; a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%; e a administradora Marina Helena (Novo), com 5%.

Leia também: Paes lidera isolado em intenções de voto para reeleição no Rio, mostra Datafolha

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Datena, Marçal e Tabata estão empatados tecnicamente. Marina Helena também empata com Tabata e Marçal, mas não com Datena.

Depois, surgem o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 3%, e três nomes com 1%: João Pimenta (PCO), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino dos Prazeres (PSTU). Declararam votar em branco, nulo ou em ninguém 10%, enquanto 3% afirmaram não saber quem irão escolher.

Continua após a publicidade

Leia também: A extraordinária vantagem de João Campos na disputa em Recife, segundo Datafolha

Cenário estável

Em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, feita em maio, Boulos e Nunes inverteram de posição — o prefeito tinha antes 23%, e o deputado, 24%. Já Datena e Marçal oscilaram 3 pontos para cima, enquanto Tabata e Kim foram 1 para baixo, e Marina, 1 para cima (todas essas variações ocorreram dentro da margem de erro).

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea — quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao entrevistado —, há também estabilidade, segundo o Datafolha. Boulos tem 14% das intenções de voto, seguido por Nunes, 8%  (3% também citam “o atual prefeito”); Marçal, com 3%; Datena e Tabata, com 2%; e Kim, com 1%. Entre os entrevistados, 55% disseram não saber ainda em quem votar.

Sem Datena e Kim

O Datafolha também apresentou aos entrevistados um cenário sem José Luiz Datena nem Kim Kataguiri. O apresentador, que se filiou recentemente ao PSDB, diz que manterá a sua candidatura até o fim, mas tem contra si um histórico grande de recuos na última hora — ele nunca disputou uma eleição.

Continua após a publicidade

Já Kim quer ser candidato, mas pode ter a pretensão barrada por sua legenda, o União Brasil, que hoje está aliado a Ricardo Nunes. O principal cacique do partido na cidade, no entanto, o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, disse nesta sexta-feira a VEJA que a relação com o prefeito está desgastada, por conta da falta de espaço na gestão, e que talvez seja “hora de acabar” — leia a matéria aqui.

Sem esses dois pré-candidatos, Nunes tem 26%, Boulos, 25%, Marçal, 12%, Tabata, 9% e Marina Helena, 7%.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.092 eleitores de terça-feira, 2, a quinta-feira, 4.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.