Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Chamado de ‘miliciano’, Carlos Bolsonaro vai ao STF contra Janones

Filho Zero Dois do presidente Jair Bolsonaro atribui crime de injúria ao deputado federal, aliado do ex-presidente Lula, por publicações no Twitter

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 ago 2022, 20h06 - Publicado em 29 ago 2022, 17h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Federal André Janones (Avante-MG)
    O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado Federal André Janones (Avante-MG) // (Sergio Lima/AFP; André Janones/Divulgação)

    O vereador carioca licenciado Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 29, uma queixa-crime contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A defesa de Carlos atribui a Janones o crime de injúria. O caso será analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

    Publicidade

    Na semana passada, o deputado, que atua para impulsionar a candidatura de Lula nas redes sociais, fez publicações no Twitter atacando Carlos Bolsonaro, a quem chamou de “miliciano”, “vagabundo”, “merda” e “bosta”. Janones tem afirmado abertamente que pretende tratar os bolsonaristas com o que entende serem as mesmas armas usadas pelos apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. Nos bastidores do debate presidencial deste domingo, 28, na TV Bandeirantes, ele e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles quase chegaram às vias de fato em meio a um entrevero.

    Publicidade

    Uma das publicações do deputado citadas na ação de Carlos Bolsonaro inclui uma caricatura em que um personagem representando Janones força outro, representando o vereador, a tomar o “próprio veneno” de um frasco. “Toma miliciano, engole tudo! Engole tudo e sem choro, seu merda!”, escreveu o parlamentar. “Tá gostoso, miliciano vagabundo?”, tuitou André Janones em seguida.

    Três dias depois, no último sábado, 27, ele voltou a ofender o vereador, que se licenciou do mandato na Câmara Municipal para passar a campanha em Brasília. “Sério que tinha quem achava esse merda desse Carlos Bolsonaro um gênio das redes? Esse cara é um bosta, gente!”, escreveu Janones.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    O advogado de Carlos Bolsonaro sustenta que as manifestações do deputado não estão cobertas pela imunidade parlamentar e a liberdade de expressão. “Assim, considerando que o querelado agiu de forma livre, consciente com o nítido propósito de atacar a honra (subjetiva) do querelante ao afirmar que este seria ‘miliciano’, ‘merda’ e ‘miliciano vagabundo’, ‘esse merda’ e ‘um bosta’, em três publicações diferentes e de forma reiterada, não resta a menor dúvida de que o querelado cometeu o crime de injúria, cinco vezes”, diz a petição.

    https://twitter.com/AndreJanonesAdv/status/1562574529829879811

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.