Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro x Caiado: a briga do segundo turno nas maiores cidades de Goiás

Na capital Goiânia e em Aparecida de Goiás, candidatos do governador e do ex-presidente travam duelos

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 out 2024, 00h04 - Publicado em 6 out 2024, 21h15

No segundo turno das eleições deste ano, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás Ronaldo Caiado travam uma briga particular nas duas maiores cidades do estado. Além das prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiás, a disputa também mede forças pelo eleitorado conservador de olho em 2026. Caiado se coloca como candidato a contragosto de Bolsonaro, que segundo aliados, ainda sonha em reverter a inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral.

Na capital Goiânia, a péssima avaliação sobre a gestão de Rogério Cruz (Solidariedade) abriu espaço para Ronaldo Caiado usar sua influência e “inventar” um candidato. Ele é o principal fiador da candidatura de Sandro Mabel, empresário que estava afastado da política partidária. Por insistência de Caiado, Mabel se filiou ao União Brasil e chegou ao segundo turno das eleições com 27% dos votos válidos. Desde 1980, um governador não consegue emplacar seu candidato em Goiânia. Para aliados, vencer este tabu é uma demonstração de força importante para o projeto eleitoral de Caiado, que não esconde o desejo de concorrer ao Planalto.

O principal aliado do candidato bolsonarista é o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Em pesquisa Quaest divulgada na véspera do dia das eleições, Fred Rodrigues (PL) aparecia em terceiro lugar – atrás de Mabel e da petista Adriana Accorsi. Nas urnas, o candidato do PL surpreendeu e passou para o segundo turno na liderança, com 31% dos votos. Jair Bolsonaro participou pessoalmente da campanha e, a três semanas do primeiro turno, no palanque de Rodrigues, chamou Caiado de “governador covarde” por cauda de desavenças criadas durante a pandemia. O governador goiano foi na contramão do então presidente e defendeu protocolos como o distanciamento social para conter a disseminação do vírus.

Em Aparecida de Goiás, a disputa é entre Leandro Vilela (MDB) e Professor Alcides (PL). O emedebista é primo de Diego Vilela, vice-governador de Caiado e filho de Maguito Vilela. Neste domingo, ao comentar o resultado de Aparecida, o governador goiano lembrou o legado do ex-prefeito, que teve uma gestão marcante no município vizinho a Goiânia. O adversário do representante da tradicional família Vilela será o Professor Alcides, que conta com o apoio de Jair e de Michelle Bolsonaro.

Primeiro turno em Goiânia

O prefeito Rogério Cruz fez apenas 3,14% dos votos e ficou em sexto lugar no primeiro turno de Goiânia. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) também decepcionou e ficou em quinto, com 6,57%,

Fred Rodrigues (PL) – 31,14%
Sandro Mabel (União Brasil) – 27,66%
Adriana Accorsi (PT) – 24,44%
Matheus Ribeiro (PSDB) – 6,81%
Vanderlan Cardoso (PSD) – 6,57%
Rogério Cruz (Solidariedade) – 3,14%
Professor Pantaleão (UP) – 0,24%

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.