PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O duelo aberto entre Bolsonaro e Caiado na reta final em Goiânia

Campanha de Sandro Mabel estuda se irá revidar ataques do ex-presidente, que chamou governador de 'covarde' em comício de Fred Rodrigues (PL)

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 set 2024, 11h50

A campanha de Sandro Mabel (União Brasil), candidato à prefeitura de Goiânia apadrinhado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), se reuniu nesta segunda-feira, 30, e avalia se irá usar a propaganda eleitoral para rebater críticas do candidato Fred Rodrigues (PL) e seu principal padrinho político, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação do entorno do governador goiano, as inserções do candidato bolsonarista são dedicadas a atacar Caiado, Mabel e aliados. Interlocutores admitem que há uma possibilidade de o voto “bolsonarista raiz” crescer na reta final das eleições. Outro alvo do candidato do PL é a petista Adriana Accorsi que sofre ataques, mas em menor intensidade.

Na semana passada, Bolsonaro foi a Goiânia e participou de um comício de Rodrigues. Ao lado do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), o ex-presidente chamou Caiado de “governador covarde” por conta das medidas tomadas pelo governo de Goiás durante a pandemia de Covid-19. Médico, Caiado foi na contramão do então chefe do Planalto e defendeu protocolos como o distanciamento social para conter a disseminação do vírus. Além de Bolsonaro retomar o discurso antivacina, ele ironizou o candidato de Caiado nas eleições municipais. Sandro Mabel é industriário e faz parte da família fundadora de uma empresa de biscoitos. Em Goiânia, o ex-presidente o chamou de “candidato da bolachinha e da rosquinha” e disse que ele elogiava a gestão da ex-presidente petista Dilma Rousseff.

.
O então presidente Jair Bolsonaro e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante a pandemia de Covid-19, em abril de 2020 (Junior Guimarães/Governo de Goiás/Divulgação)

Caiado é o grande responsável pela candidatura de Mabel. Foi ele quem articulou a filiação do empresário ao União Brasil. Nesta segunda-feira, o governador acompanhará o seu candidato em um almoço com representantes do setor produtivo na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Depois, o governador irá gravar sua última participação no horário eleitoral de Mabel. Até o momento, a expectativa é que a propaganda foque na experiência de Mabel como gestor empresarial e quando foi deputado em Brasília. A campanha também quer realçar o apoio de outros políticos importantes em Goiás, como Gustavo Medanha, prefeito de Aparecida de Goiânia, e Daniel Vilela, vice de Caiado e filho do prefeito eleito de Goiânia Maguito Vilela, que não chegou a cumprir o mandato, porque morreu antes de tomar posse.

Eleição em Goiânia

A disputa eleitoral na capital de Goiás está acirrada, de acordo com as pesquisas eleitorais. O levantamento da Quaest, divulgado no dia 17, mostra Sandro Mabel com 24% das intenções de voto, seguido pela deputada federal Adriana Accorsi (PT), que aparece com 22%. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) tem 15% das intenções de voto e o bolsonarista Fred Rodrigues (PL) 9%. A pesquisa ouviu 900 eleitores entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.