Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As CPIs que Lira pode abrir na Câmara em meio a crise com o governo

Presidente da Câmara sinalizou a líderes partidários que pretende tirar pedidos da oposição da gaveta

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h14 - Publicado em 18 abr 2024, 11h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • MAIS CARO - Arthur Lira: Câmara vai analisar alguns projetos que podem aumentar ainda mais os gastos do governo
    MAIS CARO - Arthur Lira: Câmara vai analisar alguns projetos que podem aumentar ainda mais os gastos do governo (Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

    Em reunião com líderes na terça-feira, 16, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que pretende tirar da gaveta alguns pedidos da oposição para abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). O movimento ocorre em meio ao desgaste da relação com o governo Lula.

    Oito requerimentos de CPI cumprem os requisitos e estão na fila para instalação. Pelo regimento interno, apenas cinco comissões podem funcionar ao mesmo tempo. A assessoria de Lira informou que houve uma conversa inicial e ainda não há nenhuma definição sobre quais serão abertas. Os líderes devem se reunir novamente na próxima semana para discutir o assunto.

    A maioria dos pedidos é de autoria da oposição. Entre eles está o da CPI para investigar suposto abuso de autoridade e censura por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — apresentado em 2023 pelo deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS).

    Também há requerimentos para investigar casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, o suposto aumento do uso de crack e a possível relação entre o crime organizado e o crescimento de atos de violência no país. 

    Continua após a publicidade

    A lista inclui CPIs para apurar a violação de preceitos legais por concessionárias de energia elétrica e a renovação do contrato de fornecimento de energia da Venezuela pelas empresas Karpowership e Âmbar Energia. Há ainda pedidos para investigar empresas que vendem serviços de viagens promocionais, como a 123milhas. 

    O avanço de algumas dessas comissões na Casa poderia gerar desgaste para o governo e colocar em evidência algumas pautas da oposição — algo que pode ser negativo para o PT e aliados, principalmente em ano eleitoral.

    Crise com o governo

    O movimento de Lira para o avanço das CPIs acontece após desentendimentos com o governo. Na semana passada, ele fez críticas ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação com o Congresso, a quem chamou de “incompetente”.

    Continua após a publicidade

    O presidente da Câmara também não ficou contente com a demissão de seu primo, Wilson Cesar de Lira Santos, do cargo de superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas.

     

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.