Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A difícil disputa de Lula com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no 2º turno

Novo levantamento sobre a sucessão presidencial foi divulgado nesta sexta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Adriana Ferraz Atualizado em 24 Maio 2024, 12h36 - Publicado em 24 Maio 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    O presidente Lula: situação pouco confortável nas pesquisas (Evaristo Sa/AFP)

    A sondagem divulgada pelo Paraná Pesquisas, nesta sexta-feira, 24, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dificuldades em um eventual segundo turno da eleição presidencial contra três adversários: o ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

    Publicidade

    Em uma hipotética repetição do confronto de 2022 contra Jair Bolsonaro, o ex-presidente chegaria numericamente na frente, mas por apenas 0,3 ponto percentual: ele teria 42% dos votos contra 41,7% de Lula. Em janeiro, o resultado era inverso: o petista marcava 43,9% contra 41,9% de Bolsonaro. A virada se deu em março, mas por uma diferença ainda menor, de 0,1 ponto percentual (Bolsonaro ficou com 41,7% e Lula com 41,6%).

    Publicidade

    Já contra Michelle Bolsonaro, também em um segundo turno, o petista teria 42% das intenções de voto contra 40,1% da ex-primeira-dama.

    Nos dois cenários, tanto Bolsonaro quanto Michelle estariam empatados tecnicamente na disputa com Lula, já que a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Tarcísio

    Se o adversário de um eventual segundo turno fosse Tarcísio de Freitas, Lula lideraria fora da margem de erro. O petista teria 41,7% contra 36,6% do governador de São Paulo. Ainda assim, a situação é de quase empate técnico. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, Tarcísio poderia ter entre 34,4% e 38,8%, enquanto Lula poderia variar de 39,5% a 43,9%.

    Nesse cenário, o percentual de brancos e nulos chegaria a 15,8%, o maior das três simulações de segundo turno feita pelo Paraná Pesquisas.

    Publicidade

    Inelegível

    Apesar de testado em pesquisas, o ex-presidente está impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de disputar as eleições de 2026. A Justiça o tornou inelegível após condená-lo, por duas vezes, por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação quando ainda comandava o Palácio do Planalto.

    Continua após a publicidade

    Mesmo mais bem colocada que outros nomes da direita, Michelle não é considerada a primeira opção dos bolsonaristas. Aliados afirmam que esse não é o desejo nem dela nem do ex-presidente, que insiste em afirmar que até o registro das candidaturas, em 2026, a decisão que o tornou inelegível estará revertida.

    Publicidade

    Reportagem de capa de VEJA desta semana mostra como governadores e outros líderes da centro-direita vêm se articulando para construir uma alternativa forte a Lula em 2026.

    Pesquisa

    O instituto ouviu 2020 eleitores em 160 municípios dos 26 estados e o Distrito Federal entre os dias 27 de abril e 1º de maio.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.