Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Sim, existe vacina contra alguns tipos de câncer

Imunizante contra o HPV tem eficácia elevada contra cânceres de colo do útero, boca, ânus, vagina e pênis

Por Renato Kfouri*
Atualizado em 13 Maio 2024, 21h08 - Publicado em 15 set 2023, 09h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quem nunca sonhou que um dia teríamos a vacina contra um câncer? Pois é… Ela existe, está disponível gratuitamente para adolescentes de 9 a 14 anos de idade, mas, infelizmente, nossas coberturas vacinais estão abaixo do esperado.

    Estamos falando da vacina contra o HPV, vírus que guarda estreita relação com diversos tipos de câncer: de colo do útero, boca, ânus, vagina e pênis.

    Extremamente frequente, o HPV, na maioria das vezes, é adquirido logo no início da vida sexual e quase sempre é eliminado pelo organismo. Porém, em algumas pessoas, a infecção se torna persistente, levando ao aparecimento de verrugas ou de lesões pré-malignas.

    De elevadíssima eficácia, a vacina é a melhor e mais barata forma de prevenção, devendo ser aplicada a partir dos 9 anos de idade no esquema de duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, alcançando praticamente 100% de eficácia na prevenção do câncer de colo do útero.

    Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fala até na eliminação desse câncer através da vacinação aliada ao rastreio, por meio do exame Papanicolau, um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, e tratamento das lesões.

    Continua após a publicidade

    Meninos devem também se vacinar, já que estarão protegidos das verrugas e dos demais tipos de câncer, além de reduzir a transmissão para as meninas.

    Infelizmente um dos principais fatores associados a baixa adesão à vacinação contra o HPV são as fake news, que têm deixado algumas famílias hesitantes em imunizar seus filhos, acreditando em notícias distorcidas de que as vacinas seriam prejudiciais e desnecessárias.

    Enquanto isso, estima-se que mais de 16.000 novos casos da doença continuem ocorrendo todo o ano no Brasil, e que poderiam hoje ser evitados pela vacinação.

    Continua após a publicidade

    Vacinar adolescentes não é tarefa fácil; os países que mais obtiveram sucesso nos programas de imunização contra o HPV foram aqueles que levaram a vacina às escolas, onde os adolescentes estão, e não ficaram à espera deles nos postos de saúde.

    E para quem pensa que a vacina HPV é destinada somente a adolescentes, fica a dica: qualquer mulher de até 45 anos e homens até 26 anos (faixas etárias onde a vacina foi estudada e está licenciada) podem e devem receber a vacina, já que ninguém, está livre do vírus e de suas complicações.

    Proteger nossos filhos contra doenças graves como o câncer é um dever de todos os pais e um direito de todos os adolescentes.

    *Renato Kfouri é médico infectologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e pediatra, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.