Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

ONU: “A perspectiva de conflito nuclear, antes impensável, está de volta”

Frase

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 mar 2022, 00h38 - Publicado em 14 mar 2022, 23h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “A cada hora que passa, duas coisas estão se tornando mais claras: primeiro, continua piorando; segundo, seja qual for o resultado, esta guerra não terá vencedores, apenas perdedores (…) esta guerra vai muito além da Ucrânia. É também um ataque às pessoas e países mais vulneráveis do mundo. À medida que a guerra avança sobre a Ucrânia, uma espada de Dâmocles paira sobre a economia global, especialmente no mundo em desenvolvimento. Mesmo antes do conflito, os países em desenvolvimento lutavam para se recuperar da pandemia, com inflação recorde, taxas de juros crescentes e dívidas iminentes. Sua capacidade de resposta foi apagada por aumentos exponenciais no custo do financiamento. Agora seu celeiro está sendo bombardeado. A Rússia e a Ucrânia respondem por mais da metade da oferta mundial de óleo de girassol e cerca de 30% do trigo mundial. A Ucrânia sozinha fornece mais da metade da oferta de trigo do Programa Alimentar Mundial. Os preços dos alimentos, combustível e fertilizantes estão subindo rapidamente. As cadeias de suprimentos estão sendo interrompidas. E os custos e atrasos do transporte de mercadorias importadas, quando disponíveis, estão em níveis recordes. Tudo isso está atingindo os mais pobres com mais força e está plantando as sementes da instabilidade política e da agitação em todo o mundo (…) Quarenta e cinco países africanos e menos desenvolvidos importam pelo menos um terço de seu trigo da Ucrânia [ou da] Rússia; dezoito desses países importam pelo menos 50%. Isso inclui países como Burkina Faso, Egito, República Democrática do Congo, Líbano, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen. Devemos fazer todo o possível para evitar um furacão de fome e o colapso do sistema alimentar global (…) não se engane: pessoas comuns, especialmente mulheres e crianças, sofrerão o impacto dessa tragédia que se desenrola. A guerra também mostra como o vício global em combustíveis fósseis está colocando a segurança energética, a ação climática e toda a economia global à mercê da geopolítica. Finalmente, uma nova escalada da guerra, seja por acidente ou desígnio, ameaça toda a humanidade. Aumentar o alerta das forças nucleares russas é um desenvolvimento assustador. A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, está agora de volta ao campo da possibilidade (…) esta tragédia deve parar.”

    (António Guterres, secretário-geral da ONU, Organização das Nações Unidas, a um grupo de jornalistas ontem em Nova York.) 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.