PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise

Esquerda deixou radicalismo, negociou com o centro e venceu no Chile

Gabriel Boric, 35 anos, se elegeu presidente porque aceitou tirar a roupagem de radical ao assumir compromissos com a centro-esquerda

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 dez 2021, 09h42 - Publicado em 20 dez 2021, 08h30

A esquerda radical venceu no Chile, com uma vantagem de 11,7 pontos percentuais, porque o candidato Gabriel Boric (55,8% dos votos) demonstrou habilidade ao moderar o discurso e assumir compromissos com a centro-esquerda, que governou o país por duas décadas. Ou seja, venceu porque Boric, 35 anos, aceitou tirar a roupagem de radical.

Já a ultradireita perdeu, porque o candidato José Antonio Kast (44,1%) não soube, ou não quis, recuar na agenda radical, autoritária e conservadora, ostensivamente contra os direitos civis com pinceladas militaristas — ou “pinochetistas” como alguns preferem.

Kast havia vencido o primeiro turno. Ontem, saiu das urnas com uma votação menor do que a obtida pelo liberal Sebastián Piñera, atual presidente, no segundo turno em 2017.

Não foi um domingo inteiramente ruim para o político que defendeu em praça pública a sanguinária ditadura dos anos 70. Ele foi dormir como o derrotado com a mais alta votação (3,6 milhões) da história chilena.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.