Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Duelo entre Tarcísio e Lula vai estimular a rodada final em São Paulo

No vácuo do erradio Jair Bolsonaro, governador paulista se tornou a referência principal da oposição ao presidente no maior colégio eleitoral do país

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 out 2024, 04h00

Já começou a segunda rodada eleitoral na cidade de São Paulo.

Logo depois da definição da disputa na noite deste domingo (6/10), o governador paulista Tarcísio de Freitas anunciou que volta às ruas hoje na tentativa de influenciar na reeleição do prefeito Ricardo Nunes, do MDB.

Lula preferiu adiar a decisão sobre quando e como vai se dedicar à campanha do candidato que escolheu, o deputado federal Guilherme Boulos, do Psol.

Faltam vinte dias até à votação, no domingo 27 de outubro. Pode parecer pouco tempo na vida do eleitor, mas equivale a uma eternidade no duelo político entre Tarcísio e Lula que vai estimular a etapa final da eleição paulistana.

Com 21 meses de mandato, o governador do Republicanos se tornou a referência principal da oposição ao presidente do PT no maior colégio eleitoral do país. Teve peso específico na campanha, reconhecido pelo prefeito com uma listagem de adjetivos elogiosos.

Continua após a publicidade

Nunes venceu uma disputa acirrada. Teve 29,48% dos 6,1 milhões de votos válidos. Superou Boulos por apenas 25 mil votos.

Tarcísio ganhou relevo no vácuo do erradio Jair Bolsonaro. O ex-presidente perdeu para Lula na cidade, em 2022, mas saiu das urnas sancionado como paradigma da oposição: recebeu 3,1 milhões de votos (46,5% do total) e ajudou a eleger Tarcísio no governo estadual.

A adesão de Bolsonaro à reeleição de Nunes seria consequência, mas seus movimentos erráticos, dosados pela sedução autoritária, multiplicaram sua rejeição na capital paulista nos últimos 21 meses.

Repudiado por quase 60% dos eleitores, tornou-se pesado demais para campanha. Por isso, precisou lutar duramente para indicar o candidato a vice-prefeito, um ex-policial militar que propaga ter perdido a conta de quantas pessoas já matou, supostamente a serviço do Estado.

Continua após a publicidade

Inconstante, enxergou nos ardis do candidato Pablo Marçal, do PRTB, uma chance de emparedar Nunes e Tarcísio e impor sua lógica de hegemonia política. Percebeu o erro tardiamente, havia ajudado a criar mais uma “alternativa” em São Paulo.

Não se sabe se foi por consciência ou aconselhamento, mas Bolsonaro preferiu se manter à margem da campanha de Nunes e é possível que continue até o fim. Tarcísio ocupou o espaço e, com autonomia, passou a liderar a oposição a Lula e seu candidato na cidade.

.
Lula e Guilherme Boulos — (./Divulgação)

Em 2022, Lula venceu com 3,6 milhões de votos dos paulistanos, equivalentes a 53,5% do total, com uma vantagem de 500 mil votos em relação a Bolsonaro. Pelas pesquisas, sua rejeição na capital hoje supera o índice de aprovação nas urnas de duas primaveras atrás. Foi um dos motivos para sua rarefeita presença na campanha de Boulos, o candidato que ele escolheu atropelando o próprio partido, o PT.

Continua após a publicidade

Lula atribuiu um peso decisivo, realçado pelo frágil desempenho do PT no restante do país, ao resultado eleitoral em São Paulo. Agora, tem uma equação para resolver: quando e como vai se dedicar à campanha de Boulos. O risco é parte do jogo, mas uma eventual derrota na capital paulista teria efeitos desastrosos para o seu projeto eleitoral em 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.