Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Pedro Almodóvar ganha o Leão de Ouro no Festival de Veneza

O brasileiro 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, levou o prêmio de roteiro; confira lista completa de vencedores

Por Mariane Morisawa, de Veneza
Atualizado em 7 set 2024, 15h33 - Publicado em 7 set 2024, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • The Room Next Door, dirigido por Pedro Almodóvar, ganhou o Leão de Ouro no 81º Festival de Veneza. Os prêmios foram anunciados na noite deste sábado (7). Vermiglio, dirigido por Maura Delpero, levou o Leão de Prata – Grande Prêmio do Júri, uma espécie de segundo lugar. O Leão de Prata de direção ficou com o norte-americano Brady Corbet pelo filme The Brutalist.

    Nicole Kidman venceu a Coppa Volpi de melhor atriz por Babygirl, de Halina Reijn. A diretora subiu ao palco para agradecer por Kidman, que chegou a ir a Veneza para receber o prêmio, mas recebeu a notícia de que sua mãe tinha morrido. “Estou em choque e tive de estar com minha família. A colisão entre arte e vida parte o coração, e meu coração está partido”, disse ela em nota lida pela cineasta. O melhor ator foi o francês Vincent Lindon, pelo filme Jouer Avec Le Feu, dirigido por Delphine e Muriel Coulin. O prêmio especial do júri foi para April, da georgiana Dea Kulumbegashvili.

    O brasileiro Ainda Estou Aqui, escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega e dirigido por Walter Salles, foi eleito o melhor roteiro, levando o Osella de Ouro. “Dedicamos este prêmio a Eunice Paiva. Além de uma história de família, esta é uma história do Brasil”, disse Murilo Hauser. Heitor Lorega dedicou o prêmio a Fernanda Torres e disse: “Viva o cinema brasileiro”.

    Paul Kircher, do filme francês Leurs Enfants Après Eux, de Zoran e Ludovic Bourkherma, ganhou o Prêmio Marcello Mastroianni para melhor ator ou atriz jovem.

    Continua após a publicidade

    O júri da competição foi presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e composto pelo cineasta e roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho, o diretor e roteirista norte-americano James Gray, o diretor e roteirista inglês Andrew Haigh, a cineasta, roteirista e produtora polonesa Agnieszka Holland, o diretor, roteirista e produtor Abderrahmane Sissako, da Mauritânia, o diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore, a diretora e roteirista alemã Julia von Heinz e a atriz chinesa Zhang Ziyi.

    Os ganhadores da Seção Orizzonti

    O melhor filme da mostra Orizzonti, a principal paralela da seleção oficial do 81º Festival de Veneza, foi a coprodução Romênia-Sérvia The New Year That Never Came, dirigido por Bogdan Muresanu. Sarah Friedland, de Familiar Touch, levou o prêmio de direção.

    O prêmio especial do júri foi para o turco One of Those Days When Hemme Dies, de Murat Fratoglu. Kathleen Chalfant ganhou o prêmio de melhor atriz, por Familiar Touch de Sarah Friedland, e Francesco Gheghi, de melhor ator, por Familia, dirigido por Francesco Costabile.

    Continua após a publicidade

    O melhor roteiro foi do palestino Scandar Copti para o filme Happy Holidays, dirigido pelo próprio Copti. “Ninguém será livre enquanto todos nós não formos livres”, disse Copti, por vídeo. E o melhor curta-metragem foi o canadense Who Loves the Sun, dirigido pelo sírio Arshia Shakiba. O brasileiro Minha Mãe é uma Vaca, de Moara Passoni, também estava nesta competição.

    O júri da seção Orizzonti foi presidido pela cineasta e roteirista norte-americana Debra Granik e composto pelo roteirista, diretor e produtor iraniano Ali Asgari, pela cineasta e roteirista síria Soudade Kaadan, pelo cineasta, roteirista e produtor grego Christos Nikou, pela atriz e diretora sueca Tuva Novotny, pelo cineasta húngaro Gábor Reisz e pela roteirista e diretora italiana Valia Santella.

    Melhor filme de estreia

    O norte-americano Familiar Touch, dirigido por Sara Friedland, ganhou o prêmio Luigi de Laurentiis, dado para o melhor filme de estreia entre todas as seções do festival. O filme brasileiro Manas, de Marianna Brennand, que ganhou ontem o prêmio máximo da seção Giornate degli Autori, ou Jornada dos Autores, concorria ao Luigi de Laurentiis. “Como uma judia norte-americana, eu apoio os palestinos e sua luta pela liberação”, disse a diretora.

    Continua após a publicidade

    O júri presidido pelo crítico italiano Gianni Canova tinha a atriz, diretora, produtora e artista visual brasileira Bárbara Paz entre seus integrantes e foi composto ainda pelo roteirista e diretor norte-americano Ricky D’Ambrose, pela atriz e diretora canadense Taylor Russell e pelo curador de Hong Kong Jacob Wong.

    Venice Classics

    O prêmio de melhor restauração de filme foi para Ecce Bombo, de Nanni Moretti. “Obrigado, mas esse prêmio é meio exagerado, dado que havia filmes de Vittorio De Sica, Fritz Lang, Howard Hawks”, disse o diretor no agradecimento. “Digo também aos colegas para sermos mais reativos à péssima nova lei do cinema.”

    Chain Reactions, de Alexandre O. Philippe, ganhou o prêmio de melhor documentário sobre cinema.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.