Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Marvel, 85 anos: 3 filmes ótimos do estúdio – e independentes dos demais

Marca que começou como editora de quadrinhos celebra 85 anos com um imenso catálogo de filmes, séries e HQs

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 31 ago 2024, 08h00

Em 1939, chegava às bancas americanas a revista em quadrinhos Marvel Comics, pelo selo da editora de revistas pulp Timely Comics, fundada por Martin Goodman. Na época, para ajudar a família, Goodman contratou o primo de sua esposa, Stanley Martin Lieber, como um faz tudo do escritório – mais tarde, o adolescente assumiria o nome de Stan Lee para assinar suas próprias histórias em quadrinhos. Assim começava o império que hoje atende pelo nome de Marvel, empresa que expandiu os negócios da literatura para a TV e o cinema, além de inúmeros produtos de consumo envolvendo os heróis da casa, como Capitão América, Homem de Ferro, Homem-Aranha, entre outros. Hoje parte da Disney, a Marvel celebra seus 85 anos entre o sucesso bilionário e um gostinho amargo de uma fórmula que vem demonstrando fatiga no público – culpa de tramas repetitivas e de um universo são extenso que ficou difícil de acompanhar. Sendo assim, equipe de VEJA selecionou três filmes que são ótimos e essenciais dentro desse leque – e que podem ser saboreados de forma independente dos demais títulos, até por quem nem gosta tanto assim de super-heróis.

Homem de Ferro (2008)
Onde assistir: no Disney+

Robert Downey Jr. como Homem de Ferro
Robert Downey Jr. como Homem de Ferro (Marvel/Divulgação)

O universo cinematográfico da Marvel começa, oficialmente, em 2008, com o primeiro filme do Homem de Ferro. Bem escrita e dirigida e com um elenco vibrante encabeçado por Robert Downey Jr., a produção mudou o jeito da indústria de entender o modo de se fazer filmes de heróis, com tramas que vão além das crises morais do personagem e suas aventuras: aqui, o comércio de armas e o mercado por trás das guerras é o tema que move o roteiro. 

Continua após a publicidade

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Onde assistir: na Netflix, Globoplay e plataformas de aluguel como Amazon, Claro e Apple TV

Homem-Aranha: De Volta Ao Lar
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (Chuck Zlotnick/ IMDb/Divulgação)

Muitos bons filmes rolaram na primeira década deste universo Marvel, mas em 2017 ele ganhou um colorido que havia se perdido no caminho. Com o reboot de Homem-Aranha, a Marvel entregou seu personagem mais popular nas mãos de Tom Holland, que deu um novo tom de graciosidade, juventude e ironia ao herói adolescente. Também ganhou pontos o vilão vivido por Michael Keaton, que quebrou uma série de vilanias praticamente indestrutíveis e maléficas vindas de outros planetas – ele, porém, era só mais um cara com problemas pessoais e um certo desvio de caráter. 

Continua após a publicidade

Viúva Negra (2021)
Onde assistir: no Disney+

Scarlett Johanson em Viúva Negra.
Scarlett Johanson em Viúva Negra. (Marvel/Reprodução)

Ofuscado pela pandemia da covid-19, que impediu o filme de estrear nos cinemas, Viúva Negra é um competente filme de ação com a personagem Natasha Romanoff, vivida por Scarlett Johansson, uma espiã russa que se une aos Vingadores. A trama dirigida por Cate Shortland vai além da adrenalina e oferece um belo roteiro sobre abusos de poder, políticas ditatoriais e o modo como o mundo trata as mulheres — e ainda faz isso com humor, drama e uma boa dose de relação familiar. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.