Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Conheça o filme nacional com Dira Paes premiado no Festival de Veneza

'Manas' retrata o duro amadurecimento de uma pré-adolescente na Ilha de Marajó, marcada por diferentes abusos ao longo dos anos

Por Thiago Gelli Atualizado em 6 set 2024, 11h35 - Publicado em 6 set 2024, 09h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A adolescente Jamilli Correa é protagonista de 'Manas'
    A adolescente Jamilli Correa é protagonista de 'Manas' (Giornate degli Autori/Divulgação)

    A atenção do Brasil tem se voltado inteiramente para o drama Ainda Estou Aqui desde a sessão de gala na qual foi bem recebido pelo público e críticos de Veneza com seu relato pungente da Ditadura Militar. O prestígio brasileiro no festival italiano, porém, não se limita ao trabalho de Walter Salles e Fernanda Torres. Na competição Jornada dos Autores (Giornate degli Autore), a brasileira Marianna Brennand foi premiada como melhor diretora pelo trabalho em Manas, que narra os abusos sofridos por uma garota de 13 anos na Ilha de Marajó, Pará.

    Publicidade

    Na trama, a jovem ribeirinha Marcielle (Jamilli Correa) idealiza sua irmã mais velha, que, segundo os dizeres da mãe, teria conseguido escapar de sua realidade após encontrar um “bom homem” a bordo de uma das barcaças que por ali passam. Enquanto amadurece, contudo, seu sonho de um amor que a liberte é despedaçado por agressões que a paralisam. Temendo que a caçula da família passe pelas mesmas decepções, ela então decide se levantar contra as forças que a oprimem. No elenco, ainda se destacam Dira Paes e Rômulo Braga.

    Publicidade

    A Jornada dos Autores

    Idealizada para celebrar “cinema de alta qualidade sem restrições, com apreço pela inovação, pesquisa, originalidade e independência”, a mostra de Veneza teve a cineasta inglesa Joanna Hogg como presidente do júri em 2024. Em comunicado oficial, os responsáveis pela decisão justificaram a vitória de Brennand pela abundância de detalhes e pela sensibilidade demonstradas. Confira o parecer na íntegra:

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Manas é uma janela para um mundo criado com tanta delicadeza que leva o público em uma jornada imersiva, emocional e transformadora. O filme ganhou nossos corações por lidar com o tópico do abuso com cuidado e carinho, tanto em contexto doméstico quanto sistemático. Enquanto a Ilha de Marajó era desconhecida para nós, a diretora retratou algo universal que tocou a todos nós. O filme se destacou da seleção com sua maestria técnica, suas atuações brilhantes e sua mensagem forte que, acreditamos, irá comover muitos pelo mundo, os conscientizando e impulsionando mudanças. Agradecemos à Marianna Brennand por tornar esta história visível e à Jornada dos Autores por lhe oferecer uma plataforma.

    Manas é co-produzido pela Globo Filmes e pelo Canal Brasil, além de ter como apoiadores Walter Salles e os belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, entre outros. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil.

    Publicidade

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.