Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Acaba a greve dos roteiristas de Hollywood após 148 dias

Sindicato chegou a um acordo oficialmente nesta terça-feira, 26, encerrando paralisação iniciada em maio

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 20h55 - Publicado em 26 set 2023, 22h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A greve dos roteiristas de Hollywood chegou ao fim nesta terça-feira, 26, após 148 dias de paralisação. A Associação de Escritores da América (Writers Guild of America) chegou a um acordo provisório com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers), então todos os redatores podem retornar ao trabalho a partir desta quarta, 27, antes mesmo da votação da ratificação final, que acontecerá entre 2 e 9 de outubro. O WGA realizará reuniões de membros nesta semana, pessoalmente e via zoom, para discutir os detalhes do contrato. Dado o apoio entusiástico do comitê de negociação do WGA, espera-se que seja facilmente ratificado por todos os profissionais representados pelo sindicato.

    Publicidade

    A WGA divulgou o contrato completo de 94 páginas e um resumo dos novos termos acordados, que incluem, entre outras exigências: aumento de remuneração, um novo requerimento de níveis mínimos de profissionais nas salas de roteiristas de TV, melhorias nas condições de pagamento dos roteiristas e de residuais do streaming, além de proteções e restrições sobre o uso de inteligência artificial no processo de escrita.

    Publicidade

    A regulamentação do uso de inteligência artificial foi estabelecida com várias normas. A inteligência artificial não poderá ser usada para escrever ou reescrever material literário, e o material gerado por IA não poderá servir para minar o crédito e direitos de um escritor. Uum redator poderá usar IA para tarefas de redação se a empresa consentir e desde que ele siga as políticas aplicáveis da companhia, em contrapartida, a empresa não pode obrigar o profissional a utilizar softwares de IA como o ChatGPT. As empresas também deverão informar os roteiristas se algum material fornecido foi gerado por IA ou se incorpora material gerado por IA. Além disso, a WGA ressalta que a exploração de material de escritores para treinar mecanismos de inteligência artificial é proibida.

    Os atores de Hollywood, representados pelo sindicato SAG-AFTRA (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists), seguem em greve após 75 dias de greve.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.