Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Em Cartaz Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Raquel Carneiro
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘A Órfã 2’ e ingresso barato impulsionam bilheteria dos cinemas no país

Semana viu arrecadação dobrar e o público crescer vertiginosamente após promoção que colocou ingressos a 10 reais

Por Amanda Capuano 19 set 2022, 16h32

O último final de semana trouxe um respiro bem-vindo para os cinemas brasileiros. Segundo dados divulgados pela Comscore, 20,57 milhões de reais foram arrecadados entre os dias 15 e 18 de setembro, mais que o dobro da semana anterior, quando o montante foi de apenas 10,16 milhões. O salto foi puxado pela estreia de A Órfã 2, que embolsou 9,43 milhões, mas também é reflexo de uma promoção que fixou o valor dos ingressos em 10 reais nas principais redes.

Nas últimas semanas, os cinemas brasileiros amargaram resultados modestos – a última vez que a bilheteria ultrapassou os 20 milhões havia sido na primeira semana de agosto, quando Minions 2 e Thor: Amor e Trovão elevaram a arrecadação para 20,6 milhões. De lá para cá, sem grandes lançamentos ou incentivo para retornar aos cinemas, o montante mal passava dos 13 milhões.

A solução encontrada pelo setor foi a “semana do cinema”: entre a última quinta-feira, 15, e esta quarta, 21, todos os filmes em cartaz nas redes Cinemark, Cinépolis, UCI, Cinesystem, GNC, Moviecom, Arteplex, Cineart, Itaú Cinemas, Petra Belas Artes e Playarte disponibilizaram ingressos a 10 reais – um valor bem abaixo do padrão, que costuma ficar na casa dos 30 reais. Além do ingresso em si, os combos de pipoca também tiveram o valor reduzindo, afim de atrair o público.

A julgar pelos números, a promoção surtiu efeito: além da renda dobrada, o público saltou de 488 000 na semana anterior para 1,84 milhão durante os dias da promoção, um aumento de quase 300%. No total, cinco filmes arrecadaram mais de 1 milhão de reais. Além de A Orfã 2, completam o pódio a comédia Ingresso para o Paraíso (R$ 3,04 milhões) e o terror Não! Não Olhe! (R$ 1,92 milhão), de Jordan Peele. Relançado no dia 8, em uma versão estendida, Homem Aranha: Sem Volta Para Casa, aparece em quarto lugar, com 1,74 milhão de reais, seguido por Minions 2, com 1,69 milhão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.