Assine VEJA por R$2,00/semana
Educação em evidência Por João Batista Oliveira O que as evidências mostram sobre o que funciona de fato na área de Educação? O autor conta com a participação dos leitores para enriquecer esse debate.
Continua após publicidade

Quem tem melhor desempenho na educação: municípios maiores ou menores?

O senso comum pode sugerir que municípios maiores têm mais recursos humanos e financeiros, e, consequentemente, podem oferecer educação de melhor qualidade.

Por João Batista Oliveira Atualizado em 15 out 2019, 12h48 - Publicado em 15 out 2019, 12h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No 11º post da série sobre o Estudo “Para desatar os nós da educação – uma nova agenda”, analisamos se o tamanho do município está associado a melhor ou pior desempenho escolar.

    Publicidade

    O senso comum pode sugerir que municípios de maior porte possuem mais recursos – humanos e financeiros – e, consequentemente, podem oferecer educação de melhor qualidade. Mas o senso comum também pode dizer que municípios menores oferecem melhores condições – mais tranquilidade, menos distrações – e, portanto, levariam a um melhor desempenho escolar. O mesmo senso comum pode dizer que municípios muito pequenos não possuem condições mínimas para oferecer educação de qualidade. Ou, ao contrário, nesses municípios seria mais fácil oferecer educação de qualidade, pois seriam poucas as escolas e menores os problemas a enfrentar.

    Publicidade

    O que dizem as evidências? Esta pergunta pode ser respondida com objetividade, e a figura 15 traz a resposta. Cada ponto na figura representa um município – aqui estão representados todos os municípios que participam da Prova Brasil.

    Os dados mostram que não há qualquer relação entre tamanho e desempenho. Para qualquer faixa de população, há um número semelhante de municípios abaixo e acima em termos de desempenho na Prova Brasil. Isso vale tanto para o 5º quanto para o 9º ano.

    Publicidade

    Podemos aprofundar a análise observando a figura 17 e a figura 18. Elas apresentam a mesma informação de forma mais detalhada, desagregando os dados por unidades de população.

    Continua após a publicidade

    São feitas observações com base nos resultados de 2007 e 2017. O que chama atenção é o comportamento errático: conforme a população aumenta, o desempenho médio ora aumenta ora diminui. O crescimento é mais homogêneo, principalmente no 5º ano.

    Publicidade

    Os dados mostram que há outros fatores mais relevantes a explicar o desempenho escolar. Tamanho, como vimos neste post, não é documento.

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.