Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Dúvidas Universais

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Se não tem mar, por que a Bolívia tem Marinha?

A Marinha boliviana, com quase 5000 homens, foi criada em 1963 pelo presidente Víctor Paz Estenssoro.

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 21h50 - Publicado em 1 ago 2016, 11h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência Brasileira, 7 de Setembro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo
    Bolivian Navy sailors holding lanterns shaped like boats attend a ceremon on the eve of the landlocked country's annual 'Day of the Sea' in La Paz, Thursday March 22, 2007. The event commemorates Bolivia's loss of its Pacific coast in an 1879 war with neighboring Chile. (AP Photo/Juan Karita) (/)

    A Marinha boliviana, com quase 5000 homens, foi criada em 1963 pelo presidente Víctor Paz Estenssoro. Tem 73 embarcações de combate e consome 15% do orçamento das Forças Armadas da Bolívia.

    Publicidade

    A contradição é que, embora tenha uma Marinha, a Bolívia não tem acesso ao mar. Os barcos e seus oficiais ficam no calmo lago Titicaca, a 4800 metros de altitude, ou nos rios do país. Muitos dos seus marinheiros nunca viram o mar. De vez em quando, alguns morrem afogados por não saber nadar.

    Publicidade

    A Bolívia perdeu sua costa na Guerra do Pacífico (1879-1883). Pouco antes, o país sobretaxou empresas chilenas que exploravam salitre na região do Atacama, violando um acordo entre as duas nações. O Chile, então, mandou tropas para ocupar a área, povoada majoritariamente por chilenos.

    Publicidade

    Os bolivianos ainda hoje reclamam disso. Na Constituição boliviana de 2009 lê-se:

    “O Estado boliviano declara seu direito irrenunciável e imprescritível sobre o território que dá acesso ao Oceano Pacífico e seu espaço marítimo”

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Sem trabalho para fazer, os membros da Marinha capinam pasto, constroem casas, treinam cães para pegar objetos na água, marcham nas docas e jogam futebol.

    OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS

    Publicidade

    Por que Evo Morales parece índio, mas não é?

    Os argentinos do River Plate não sabiam falar inglês?

    Publicidade

    Por que as cholas da Bolívia têm um chapéu-coco inglês?

    Continua após a publicidade

    Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o blog no Twitter @DudaTeixeira e no Facebook Duda Teixeira – Dúvidas Universais.

    Ao criar uma Marinha quase um século depois da Guerra do Pacífico, Estenssoro sabia que ela não teria utilidade no mundo real. Sua função seria a de unir o povo no plano espiritual. Ou, em outras palavras, fazer com que as pessoas se esqueçam dos problemas cotidianos e se preocupem em condenar um inimigo externo.

    Em uma entrevista para o jornal chileno La Segunda, o vice-almirante Marco Antonio Justiniano, comandante-em-chefe da Bolívia em 2004, explicou o que fazem esses marinheiros sem mar:

    “Uma das tarefas que o governo pede para a força naval é o desenvolvimento e o fortalecimento da denominada consciência marítima no povo. Nós nos encarregamos de lembrar a nossos compatriotas que o mar é vital para o desenvolvimento do país e que cada um tem que fazer seu esforço nesse sentido. Para isso, anualmente os oficiais dão aulas em todos os colégios”.

    Todos os anos, os bolivianos fazem uma celebração oficial para o “Dia do Mar“, em 23 de março, para se lembrar do dia em que perderam o litoral.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.