Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Dúvidas Universais

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Os fatos internacionais que desafiam a lógica e o bom-senso explicados de maneira clara e atraente. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Se Jerusalém é importante para o Islã, por que não está no Corão?

Só perto de 715 d.C é que a cidade foi vinculada como o lugar de ascensão de Maomé

Por Duda Teixeira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 00h07 - Publicado em 11 nov 2015, 16h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As mesquitas do Domo da Rocha e de Al Aqsa, em Jerusalém, estão no centro dos protestos de palestinos contra israelenses e nos discursos de muitos terroristas. O lugar onde ficam é considerado como o terceiro mais sagrado do Islamismo, depois das cidades sauditas de Meca e Medina. Como explicar esse destaque se Jerusalém sequer é citada no Corão?

    Em uma passagem desse livro de 621 d.C, conta-se que Maomé realizou uma viagem noturna entre o lugar da Mesquita Sagrada, que sabidamente era Meca, para a mesquita mais distante. Al aqsa, em árabe, quer dizer isso: mais longe. O trajeto foi feito no lombo de uma criatura mítica, Buraq, um animal branco alado, metade mula, metade cavalo. Desse ponto longínquo, “al aqsa”, o profeta subiu aos céus em uma escada milagrosa.

    O texto não explicita em qual coordenada geográfica do planeta seria essa mesquita distante, al aqsa. Por isso, em algumas traduções do Corão, o nome Jerusalém aparece entre colchetes para evidenciar que foi enxertado depois. Na versão em português, o trecho em que cita-se al aqsa recebe uma nota no rodapé, onde se explica o seu significado: “Aqsa: extrema, distante. Trata-se da Mesquita de Jerusalém”.

    Segundo a tradição islâmica, o Corão foi recitado pelo anjo Gabriel para Maomé ao longo de vários anos, entre 609 d.C e 632 d.C . Historicamente, sabe-se que o profeta nunca deixou a Península Arábica. Pela proximidade, quando a região da Palestina aparece no texto, é indicada como “a terra mais perto”. Na época do profeta, ela ainda não estava sob domínio muçulmano.

    Continua após a publicidade

    Só perto de 715 d.C é que Jerusalém foi vinculada como o lugar de ascensão de Maomé. Isso se deu quando a dinastia dos Omíadas, a primeira do islamismo, construiu duas mesquitas no Monte do Templo, em Jerusalém. A primeira foi o Domo da Rocha. Para a segunda, eles deram um nome emprestado do Corão, Al Aqsa. Como os Omíadas governaram um império enorme desde Damasco, atual capital da Síria, eles cuidaram de trazer a fé muçulmana para mais perto deles.

    Outro ponto curioso é que, ainda durante a vida de Maomé, os muçulmanos chegaram a rezar em direção a Jerusalém. Em 622 d.C, quando o profeta entrou em Medina, encontrou muitos judeus. Para atrair seus moradores para sua fé, ele assimilou vários costumes locais. Entre eles, o de rezar virado para Jerusalém. Depois de criticas, Maomé mudou a direção para Meca. Contudo, quando fala de Jerusalém como a direção da reza que foi abandonada, o Corão se refere à cidade como “Síria”.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.