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Por Mariana Barros
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Escritório em Londres permite entrar pedalando e marca leva de construções voltadas a ciclistas

Em São Paulo, ciclovias e Plano Diretor podem inspirar projetos semelhantes no futuro --- ou pelo menos a instalação de vestiários no presente

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 jul 2020, 00h23 - Publicado em 2 out 2015, 13h32
Alphabeta, em Londres, com rampas para pedalar dentro do edifício

Alphabeta, em Londres, com rampas para pedalar dentro do edifício

Um complexo comercial em Londres se tornou o primeiro escritório “pedalável” do mundo. Usando uma rampa instalada no térreo, os ciclistas podem entrar no edifício pedalando e seguir até um bicicletário com 250 vagas, equipado com armários e vestiário, localizado no segundo piso.

O projeto é do Studio RHE, responsável pela reforma do interior de três torres erguidas entre 1910 e 1930 em Finsbury Circus, centro financeiro da capital inglesa. Juntas, elas compõem o Alphabeta, como é chamado o complexo. Além do biciletário, o interior tem divisórias deslizantes criam passagens em labirinto. O custo total da repaginação foi de 48 milhões de libras (293 milhões de reais).

Entrada do edifício, reformado neste ano

Entrada do edifício, reformado neste ano

Interior do complexo corporativo de Londres Alphabeta

Interior do complexo corporativo de Londres Alphabeta

Em janeiro, o arquiteto Norman Foster já havia anunciado a construção, também em Londres, do primeiro edifício residencial voltado a ciclistas. Chamado de 250 City Road, o empreendimento terá 930 apartamentos, 1486 vagas para bicicletas e apenas 200 vagas para carros. O prédio contará ainda com elevador para bikes e uma oficina interna, confirmando a tendência londrina de projetar para ciclistas.

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Essas novas construções já seguem a orientação da secretaria de transporte de Londres, publicadas no início do ano, para incentivar o uso de bicicletas na cidade. O prefeito Boris Johnson planeja a construção de uma enorme ciclovia expressa que cruzará a capital. A empreitada divide a opinião pública, mas os desenvolvedores imobiliários já abrem espaço para atender o novo filão.

Em São Paulo, uma pesquisa sobre mobilidade divulgada nesta semana mostra que o número de viagens de carro diminuiu do ano passado para cá. Dos 56% dos entrevistados que usavam o carro diariamente em 2014, passaram a 45% neste ano. Paralelamente, a resistência ao uso de bicicletas vem caindo. Dos 24% que afirmaram não que pedalariam de jeito nenhum em 2014, apenas 13% mantiveram a opção neste ano. O estudo é da Rede Nossa São Paulo em parceria com a Fecomércio.

A construção de ciclovias na cidade, somada à restrição de garagens imposta pelo Plano Diretor, que permite apenas uma vaga por unidade, pode fazer surgir em breve os primeiros empreendimentos voltados a ciclistas em São Paulo. Se serão norteados somente por estratégias de marketing ou se conseguirão propor uma nova abordagem para espaços corporativos e residenciais, isso ainda está para ser descoberto.

A verdade é que, por enquanto, a maioria dos prédios de escritório paulistanos não tem nem bicicletário, quanto mais vestiário para atender os ciclistas. Pedalar na capital paulista depende essencialmente da boa vontade e da capacidade de improviso dos ciclistas. Nesse sentido, Londres pode dar um bom caminho sobre como oferecer a infraestrutura necessária para que o discurso favorável à bicicleta seja convertido em boas práticas.


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