Assine VEJA por R$2,00/semana
Cidades sem Fronteiras Por Mariana Barros A cada mês, cinco milhões de pessoas trocam o campo pelo asfalto. Ao final do século seremos a única espécie totalmente urbana do planeta. Conheça aqui os desafios dessa histórica transformação.
Continua após publicidade

Ensinamentos de Jan Gehl e Jane Jacobs motivam projeto em Limeira para criar bairro fácil, agradável e seguro

Chamada de Bairro da Gente, iniciativa ouviu moradores para planejar a reforma de uma área de 300 mil metros quadrados por parceria público privada (PPP)

Por Mariana Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 jul 2020, 22h19 - Publicado em 8 jul 2016, 08h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mapa do Bairro da Gente, a ser implantado em Limeira (Fotos Divulgação)

    Mapa para moradores dizerem o que querem do Bairro da Gente, a ser implantado em Limeira (Fotos Divulgação)

    Publicidade

    Um projeto no interior de São Paulo batizado de Bairro da Gente pretende colocar em prática os ensinamentos de dois “papas” da vida urbana, a americana Jane Jacobs e o dinamarquês Jah Gehl. Jacobs é autora do livro Morte e Vida das Grandes Cidades, em que argumenta, entre outras coisas, que quanto mais movimentada é uma rua, mais segura ela se torna. Já Gehl em seu Cidades para Pessoas questiona por que a escala urbana é pautada mais pelos edifícios do que pela maneira como os moradores usam e vivem em cada espaço. A partir da combinação dessas duas visões, o projeto buscou criar um bairro pelo qual fosse fácil, seguro e agradável circular. A própria equipe de Gehl participou da elaboração do masterplan, que será implantado a partir de uma parceria público privada (PPP).

    Publicidade

    bairro_gente5

    O local escolhido foi uma área de 300 mil metros quadrados em Limeira, cidade de 300 mil habitantes no interior paulista. O ponto de partida é um antigo aeroclube desativado, e a repaginação inclui melhorar ou criar 30 lugares deste perímetro, entre praças, terminais de ônibus, mercado e escolas.

    Publicidade
    Cidade de Limeira, no interior paulista

    Cidade de Limeira, no interior paulista

    Continua após a publicidade

    Em conversa com o blog Cidades sem Fronteiras, dois dos autores do projeto, Iury Lima e Raouda Assaf, contaram o quanto o diálogo com a comunidade foi determinante para a definição do que fariam dali em diante. Em dinâmicas e conversas, ouviram, por exemplo, crianças e idosos dizerem sentir medo dos carros, receio causado pela alta velocidade com que transitavam. Para resolver isso, foram criadas calçadas largas priorizando o pedestre e vias mais estreitas para carros, cujo desenha obriga os motoristas a tirarem o pé do acelerador.

    Publicidade

    Além de incentivar deslocamentos a pé e de bicicleta, o projeto lançou mão de outras estratégias para aumentar a presença de pessoas nas ruas. O bairro é de uso misto, ou seja, com residências, comércio e serviços intercalados, e também de renda mista, para que não vire nem um Minha Casa Minha Vida nem um condomínio clube (embora preveja a construção de unidades do programa do governo federal). Houve ainda a preocupação de criar arquiteturas diferentes umas das outras, sempre no esforço de tornar a paisagem mais interessante e viva.

    bairro_gente3

    Publicidade

    O Bairro da Gente faz uso ainda de uma técnica inovadora chamada “place branding”, que investiga a identidade e a vocação de um local a partir da colaboração dos moradores, criando neles um senso de pertencimento. No caso de Limeira, o trabalho foi feito pela starup Places for Us, a primeira agência brasileira especializada no assunto. Basicamente, sua tarefa é fazer com que espaços que poderiam ser insossos e ganhem definição e significado para se tornarem lugares que as pessoas gostem de frequentar.

    Continua após a publicidade

    O projeto está em fase de aprovação e as obras estão previstas para serem entregues em até dez anos.

    Publicidade


    Por Mariana Barros

    >> Acompanhe o Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga no Twitter// E no Instagram

     

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.