Os termos usados por Cid Gomes numa reunião do PT cearense foram até gentis para os padrões da família. O irmão do Ciro Gomes, por exemplo, poderia ter dito que os petistas desandaram na ladroagem. Em vez disso, moderou o pito: “Vocês fizeram muita besteira”.
Ainda assim, é preciso registrar que Cid Gomes foi mais duro com o PT do que qualquer parlamentar do PSDB durante os longos anos em que a seita comandada por Lula esteve no poder.
Vale a pena revisitar o momento mais pedagógico do vídeo de dois minutos e meio que documenta a performance de Cid Gomes. Indignados com as críticas feitas ao PT, os participantes da plateia reagiram gritando em coro “Lula! Lula!”. Por que não “Haddad! Haddad!”?
Porque todos ainda sonham com a libertação de Lula, que deixaria o ex-presidente corrupto solto para governar o país com o codinome Fernando Haddad. Foi então que Cid Gomes berrou o lembrete: “Lula está preso, babacas!”. Ciro Gomes seria menos brando. Ele não perderia a chance de xingar a mãe dos manifestantes.