Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Por que água tônica não funciona no tratamento de Covid-19

O refrigerante foi indicado como alternativa ao medicamento cloroquina em um vídeo de apoiadora do presidente Bolsonaro

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 abr 2020, 17h37 - Publicado em 15 abr 2020, 15h50

Um vídeo onde a autodeclarada pré-candidata a vereadora por Campo Grande Victória Peixoto recomenda água tônica para o tratamento do novo coronavírus viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (15). Segundo ela descreve, o refrigerante que tem como base a substância quinino é uma alternativa para os que não tem acesso à cloroquina, remédio que ainda está sobre escrutínio de pesquisadores, mas que é amplamente defendido por Bolsonaro e seus apoiadores para o tratamento de Covid-19.

O que acontece é que a água tônica é feita de um extrato da casca da árvore de cinchona (hidrocloreto de quinina) que garante o gosto amargo e característico do produto. A nomenclatura derivada foi suficiente para que pessoas começassem a comprar a bebida como um terapia alternativa, somado também ao fato que a quinina, no passado, foi utilizada como medicamento para combater a malária, assim como a cloroquina.

No entanto, é preciso levar em conta que a água tônica industrializada não possui propriedades medicamentosas, sendo apenas um refrigerante. E, ainda que se queira aproveitar a quinina presente na água tônica, é preciso considerar que a quantidade é insignificante, não passando de 5 mg/l, enquanto uma dose terapêutica deveria ter no mínimo 1,5g. Além disso, a quinina não é a mesma molécula do hidroxicloroquina e cloroquina. São compostos químicos completamente diferentes e não relacionados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.