Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Oompa Loompa é, oficialmente, uma palavra no dicionário Oxford

Personagens do filme 'A Fantástica Fábrica de Chocolates' ganham verbete do tradicional dicionário inglês junto com outros 1.000 termos

Palavras como “Oompa Loompa”, “gender-fluid e “clickbait” são as novas palavras do tradicional dicionário de inglês Oxford (OED, na sigla em inglês). Mais de 1.000 termos farão parte da nova edição do título, que é um guia definitivo para o significado, história e pronúncia de quase 830.000 termos do idioma.

Leia também:
McGyver é o novo verbo do dicionário Oxford
Dicionário Oxford escolhe ‘vape’ como palavra do ano

Nesta edição, os pesquisadores resolveram homenagear o centenário do nascimento do autor Road Dahl, que escreveu obras como A Fantástica Fábrica de Chocolates, colocando algumas entradas de palavras inventadas por ele, como “Oompa Loompas”, os funcionários da fábrica de chocolate do personagem Willy Wonka, com o significado de um indivíduo baixo e bronzeado; e “splendiferous”, mistura entre inglês e latim usado por Wonka, que significa abundante em esplendor.

Para fazer parte do dicionário Oxford (OED), uma palavra precisa ter evidências de ser empregada por diferentes fontes (não apenas um autor), ser relevante e ter indícios de que se tornou um termo permanente da língua. Seus critérios são mais rígidos que os do dicionário Oxford online, que ganha várias novas palavras ao longo do ano.

Confira outros novo termos incluídos na nova edição:

YOLO: sigla para “you only live once” (“você só vive uma vez”, em português). É usada em situações em que a pessoa deve aproveitar ao máximo o momento presente, sem se preocupar com o futuro.

Moobs: termo que designa o crescimento das mamas em homens.

Gender-fluid: palavra que define alguém que não se identifica com um gênero fixo, oscilando entre o masculino e o feminino.

Clickbait: usada para designar conteúdos da internet que encoraja os usuários a seguir um link para uma página de baixa qualidade.

Cheeseball: pessoas que dizem coisas pouco originais ou bobas.