Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Onda de calor volta a ganhar força nesta semana

Temperaturas aumentam no Sul e no Sudeste e podem passar dos 40 graus célsius no Centro-Oeste

Por Luiz Paulo Souza Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 set 2024, 12h25 - Publicado em 30 set 2024, 11h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Onda de calor e altas temperaturas são tendências meterológicas para a maior parte do Brasil nesta primavera
    Onda de calor e altas temperaturas são tendências meterológicas para a maior parte do Brasil nesta primavera (IDANIA LE VEXIER/Getty Images)

    Após um final de semana de trégua, com temperaturas amenas no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste, em decorrência de uma frente fria, o calorão volta a ganhar força. Todo o Centro-Oeste, assim como o interior de SP, o Tocantins e o interior do Nordeste, podem ter temperaturas pelo menos 3 graus acima da média.

    A oitava onda de calor do ano, segundo o Climatempo, deve durar pelo menos até a quarta-feira, 2. Até lá as temperaturas devem aumentar no Sul e no Sudeste e as máximas podem atingir os 42 graus em Cuiabá, no Mato Grosso, e em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma alerta amarelo de perigo potencial para todo o Centro-Sul do país.

    Risco de queimadas

    As altas temperaturas vêm acompanhadas de tempo seco e má qualidade do ar. O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo devido à umidade relativa abaixo dos 20% para norte de Minas Gerais e Goiás, leste da Bahia, sul do Tocantins e do Maranhão e sudoeste do Piauí.

    Além do perigo para a saúde, provocando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, também há um risco para o meio ambiente. Segundo o Climatempo, serão vários dias consecutivos com alto potencial para queimada, qualidade do ar comprometida e céu esbranquiçado. Veja as instruções do Inmet:

    Alívio

    A partir de quarta, uma frente fria avança pelo Sul do país e, até sexta 4 deve amenizar as temperaturas no Centro-Sul do país, desta vez por um período um pouco mais longo. À exemplo do que aconteceu no último fim de semana, no entanto, a massa mais fresca não deve atingir a região central do Brasil, onde as temperaturas continuarão acima da média até a semana seguinte.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.