Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O Homo sapiens foi o primeiro hominídeo a enterrar os mortos?

Novo estudo traz à tona a possibilidade de que neandertais enterravam cadáveres há dezenas de milênios

Por Sabrina Brito 10 dez 2020, 13h52

Há muitos anos, uma pergunta gera discussões entre a comunidade científica: seria o Homo sapiens o único hominídeo a enterrar cadáveres de seus pares? Em geral, a divergência de opiniões forma dois grupos: o de especialistas que acreditam se tratar de uma inovação exclusiva da nossa espécie e o de especialistas que acreditam que neandertais, nossos ancestrais diretos, já realizavam esse tipo de ritual.

Mas uma nova pesquisa pode ajudar a cimentar a questão. Pela primeira vez na Europa, uma equipe de cientistas de diversas nacionalidades e especialidades demonstraram o enterro de uma criança neandertal de dois anos que morreu há cerca de 41 milênios na atual França. O estudo foi publicado no último dia 9 no periódico científico Scientific Reports.

Não se trata do primeiro esqueleto neandertal enterrado já encontrado; na verdade, dezenas de resquícios do tipo foram descobertos, ao longo dos anos, na Europa e na Ásia. Para os mais céticos, porém, isso não significa necessariamente que eles enterravam os mortos. Afinal, as escavações realizadas no século XX foram realizadas de acordo com técnicas por vezes precárias, o que poderia ocasionar erros na interpretação do modo como o corpo acabou ali.

No novo estudo, os pesquisadores analisaram os restos da criança na França e constataram que os ossos foram encontrados na sua posição anatômica. Além disso, eles estavam melhor preservados do que os ossos de animais encontrados no mesmo estrato do solo, o que indica um enterro rápido, logo após a morte. A análise do solo revelou ainda que a camada em que a criança foi enterrada era mais antigo do que o restante da terra ao seu redor, solidificando a hipótese do enterro.

Continua após a publicidade

Assim, em resumo, a pesquisa apontou que, provavelmente, o corpo da criança neandertal foi propositalmente depositado em uma camada de terra há 41 mil anos. Ainda assim, é necessário realizar mais estudos para assentar a questão, além de entender melhor o ritual e sua importância para os hominídeos que nos precederam na Terra.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.