Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novos pandas chegam ao Zoológico Nacional de Washington, nos EUA

A chegada dos animais ocupa uma lacuna deixada com a partida de três outros espécimes no ano passado

Por Da Redação 15 out 2024, 12h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Zoológico Nacional de Washington, nos Estados Unidos, está dando as boas-vindas a dois novos pandas gigantes, marcando o fim de um período de 11 meses sem os animais. Os pandas, chamados Bao Li (vigor precioso, na tradução do mandarim) e Qing Bao (tesouro verde), chegaram ao novo lar nesta terça-feira, 15, oriundos de uma instalação de pesquisa em Dujiangyan, China.

    Este novo par de pandas de três anos faz parte de um novo acordo de 10 anos entre os EUA e a China. Sua chegada ocupa uma lacuna deixada com a partida dos pandas anteriores do zoológico – Mei Xiang, Tian Tian e seu filhote Xiao Qi Ji – que retornaram ao território chinês no ano passado.

    O macho Bao Li nasceu em 4 de agosto de 2021, no Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante, na China -
    O macho Bao Li nasceu em 4 de agosto de 2021, no Centro de Conservação e Pesquisa da China para o Panda Gigante, na China – (Roshan Patel, Smithsonian’s National Zoo and Conservation Biology Institute/Divulgação)

    A jornada dos pandas incluiu alimentos especialmente preparados, como pão de milho, bambu e cenouras. Ao chegarem ao Aeroporto Internacional de Dulles, eles foram transportados para o Zoológico Nacional. No entanto, o público vai ter que esperar um longo período devido aos requisitos de quarentena e aclimatação.

    Diplomacia

    Isto ocorre após preocupações sobre o futuro das trocas de pandas em meio a tensões diplomáticas entre os EUA e a China. No entanto, a declaração do presidente chinês Xi Jinping em novembro passado expressando o desejo de continuar esses programas levou a um otimismo renovado.

    Continua após a publicidade

    O Zoológico Nacional estava se preparando para este momento, tendo lançado uma reforma multimilionária de seu recinto de pandas. A chegada foi anunciada em maio pela diretora do zoológico Brandie Smith e pela primeira-dama, Jill Biden.

    Embora os termos exatos do novo acordo permaneçam obscuros, acordos anteriores envolviam um pagamento de 1 milhão de dólares por ano, por urso, ao governo chinês. Filhotes nascidos no exterior geralmente retornam à China antes de completarem quatro anos.

    Os pandas são um símbolo de Washington, D.C. desde 1972, quando o primeiro par chegou após a visita do presidente Nixon à China. Sua presença contribuiu significativamente para as relações diplomáticas, turismo e esforços de conservação.

    O acordo atual visa focar na prevenção de doenças, tratamento e proteção dos habitats dos pandas. Espera-se que essa parceria renovada não apenas contribua para a conservação dos pandas, mas também ajude a estabilizar as relações mais amplas entre os EUA e a China.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.