Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Estudo aponta que produção mundial de plástico aumentará 50% até 2025

Relatório revela ainda que embalagens de uso único compõem uma gorda fatia dos descartes do material

Por Sabrina Brito 3 dez 2020, 14h50

De acordo com um relatório produzido pela alemã Fundação Heinrich Böll, a Terra pode ter que enfrentar, até 2025, um aumento de 50% na produção de plástico. O levantamento, intitulado Atlas do Plástico, leva em consideração o consumo de plástico em itens diversos, de embalagens e garrafas até as recém-popularizadas máscaras descartáveis.

Levando em consideração os atuais níveis de produção do material (apenas o Brasil descarta mais de 11 milhões de toneladas por ano, segundo a WWF), um incremento desse tamanho é, no mínimo, preocupante. Além disso, é preciso considerar que grande parte dos resíduos plásticos não são corretamente descartados, sendo despejados nos mares, em aterros sanitários e em depósitos a céu aberto.

Anualmente, cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas pelo mundo. Dentre elas, quase 160 vêm de embalagens de uso único, a exemplo de sacolas plásticas ou embalagens de determinados alimentos.

Vale apontar ainda que, durante a pandemia, a quantidade de plástico consumido pelo mundo aumentou significativamente, sobretudo graças ao descarte de máscaras e luvas e ao aumento do delivery de alimentos e do e-commerce. Em países como o Brasil, que reciclam apenas uma pequenina parcela do material (aqui, somente 1,28% do plástico é reciclado), o cenário torna-se ainda mais grave.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.