Espécie do ‘Macaco da selfie’ pode desaparecer na Indonésia
Os primatas da espécie ‘Macaca nigra’ estão ameaçados de extinção por causa da caça e do desmatamento
Uma espécie de macaco negro de olhos de cor âmbar, famosa desde que um deles fez uma ‘selfie’ com uma câmera fotográfica, poderá desaparecer na Indonésia, onde é vítima da caça e do desmatamento. Os animais pertencem à espécie de nome científico Macaca nigra, atualmente ameaçada de extinção. O alerta é da ONG Selamatkan Yaki, dedicada à proteção destes primatas.
Na ilha de Celebes, onde vivem, os animais são caçados pelo grupo étnico minahasan, que se alimenta da sua carne. Além disso, por causa do desmatamento, os macacos entram em áreas de plantio, correndo o risco de serem abatidos por camponeses.
Em 40 anos, a população de Macaca nigra diminuiu mais de 80%. Caiu de 300 primatas por quilômetro quadrado, em 1980, para 45, em 2011, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Cerca de 2.000 animais vivem em uma reserva de 8 700 hectares em Tangkoko, onde estão relativamente protegidos. Outros 3 000 habitam florestas da região.
Em Tangkoko vive Naruto, o macaco que ficou famoso em 2011 pelos cliques registrados na câmera do fotógrafo britânico David Slater, enquanto ele fazia uma reportagem na selva. Após fincar o tripé no solo, Slater se ausentou por alguns minutos e, quando voltou, encontrou ‘selfies’ tiradas pelo macaco com sua máquina fotográfica.
As imagens do autorretrato deram a volta ao mundo e provocaram uma batalha judicial nos Estados Unidos, onde uma associação de defesa dos animais argumentou em um tribunal de San Francisco que o macaco deveria ser o proprietário dos direitos autorais. O processo acabou indeferido.
(Com AFP)
Mega da Virada: de onde saíram os seis bilhetes vencedores, incluindo as apostas via internet
Trump desafia médicos, minimiza sinais da idade e transforma sua saúde em questão política
Ex-mulher de Roberto Carlos defende cantor após críticas
Estados Unidos atacam a Venezuela, e Trump afirma que Maduro foi capturado
Presidente da Bolívia assina decreto para governar a distância em meio a disputa com o vice







