Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Espécie do ‘Macaco da selfie’ pode desaparecer na Indonésia

Os primatas da espécie ‘Macaca nigra’ estão ameaçados de extinção por causa da caça e do desmatamento

Por Da redação
7 abr 2017, 11h10

Uma espécie de macaco negro de olhos de cor âmbar, famosa desde que um deles fez uma ‘selfie’ com uma câmera fotográfica, poderá desaparecer na Indonésia, onde é vítima da caça e do desmatamento. Os animais pertencem à espécie de nome científico Macaca nigra, atualmente ameaçada de extinção. O alerta é da ONG Selamatkan Yaki, dedicada à proteção destes primatas.

Na ilha de Celebes, onde vivem, os animais são caçados pelo grupo étnico minahasan, que se alimenta da sua carne. Além disso, por causa do desmatamento, os macacos entram em áreas de plantio, correndo o risco de serem abatidos por camponeses.

Em 40 anos, a população de Macaca nigra diminuiu mais de 80%. Caiu de 300 primatas por quilômetro quadrado, em 1980, para 45, em 2011, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Cerca de 2.000 animais vivem em uma reserva de 8 700 hectares em Tangkoko, onde estão relativamente protegidos. Outros 3 000 habitam florestas da região.

Em Tangkoko vive Naruto, o macaco que ficou famoso em 2011 pelos cliques registrados na câmera do fotógrafo britânico David Slater, enquanto ele fazia uma reportagem na selva. Após fincar o tripé no solo, Slater se ausentou por alguns minutos e, quando voltou, encontrou ‘selfies’ tiradas pelo macaco com sua máquina fotográfica.

Continua após a publicidade

As imagens do autorretrato deram a volta ao mundo e provocaram uma batalha judicial nos Estados Unidos, onde uma associação de defesa dos animais argumentou em um tribunal de San Francisco que o macaco deveria ser o proprietário dos direitos autorais. O processo acabou indeferido.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.