Veja Digital - Plano para Democracia: R$ 1,00/mês

Descoberto planeta onde chove ferro derretido

Em um planeta fora do Sistema Solar, a superfície é castigada por ventos de mais de 15 mil quilômetros por hora e temperaturas altíssimas

Por Sabrina Brito 12 mar 2020, 18h09

De acordo com cientistas, existe um planeta, em um sistema planetário distinto do nosso (isto é, um exoplaneta), onde constantemente chove ferro derretido e as temperaturas alcançam os 2,4 mil graus Celsius. Além disso, os ventos no local ultrapassam os 16 mil quilômetros por hora. O artigo que detalha as condições do planeta foi publicado no último dia 11 na revista científica Nature.

Denominado Wasp-76b, o exoplaneta foi observado com a ajuda de um telescópio no Chile, conhecido como Very Large Telescope. Wasp-76b fica a 640 anos-luz da Terra, e orbita sua estrela a uma distância pequena, o que justifica as altíssimas temperaturas em sua superfície.

A chuva de ferro se deve a um processo complexo. Durante o dia, o ferro presente na camada superficial de Wasp-76b evapora, formando nuvens metálicas no céu. A mudança de temperatura do dia para a noite gera ventos violentos que levam as nuvens ao lado mais frio do planeta, onde o ferro condensa e cai como chuva.

Vale lembrar que mais de 4 mil exoplanetas já foram identificados no universo, o que indica que a diversidade de fenômenos e composições em cada um deles ainda é um mistério.