Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Descoberta a orquídea mais feia do mundo

Dezenas de outras espécies foram reveladas, incluindo uma planta tipicamente brasileira

Por Sabrina Brito 17 dez 2020, 13h26

Cientistas anunciaram recentemente a descoberta de 156 tipos de plantas e fungos. Um terço da lista é composto de orquídeas, entre as quais está a chamada “orquídea mais feia do mundo”, além de cogumelos e espécies brasileiras.

Um achado interessante foi de um tipo de cogumelo crescendo entre árvores perto do aeroporto de Heathrow, em Londres. O nome dado foi Cortinarius heatherae, uma homenagem à esposa do pesquisador responsável pela descoberta, chamada Heather.

De acordo com uma dos cientistas envolvidos no trabalho, o conhecimento humano sobre fungos é muito menor do que sobre plantas e animais; daí a importância de estudos como este. Estima-se que duas mil espécies de plantas e fungos sejam descobertas anualmente.

Dezenove orquídeas novas foram descobertas na ilha de Nova Guiné, conhecida por sua diversidade biológica. Além disso, uma orquídea encontrada em Madagascar foi apontada como “a mais feia do mundo”, até agora desconhecida.

No Brasil, foi encontrada uma nova planta, parente do abacaxi, polinizada por beija-flores. Sua presença se concentra na região central do país. De cor laranja-vivo, ela está em risco devido à destruição de seu habitat para a indústria do cimento.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade