Conheça estranhas criaturas que vivem nas profundezas do Pacífico

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, chega a 11.000 metros de profundidade e abriga grande variedade de vida marinha

18 jul 2016, 12h44

Uma equipe de biólogos da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), órgão dos Estados Unidos, finalizou na última semana uma pesquisa de três meses nas profundezas do Oceano Pacífico. Os estudos da Okeanos Explorer revelaram incríveis imagens de animais que vivem na Fossa das Marianas, um dos locais mais misteriosos do planeta.

A Fossa das Marianas está localizada no Oceano Pacífico, a Leste das Ilhas Marianas. Mede mais de 2.550 quilômetros de comprimento e 69 quilômetros de largura e chegando a uma profundidade de 11.000 metros.

Descoberto animal marinho que viveu há 480 milhões de anos
“Animais marinhos de regiões tropicais correm maior risco de extinção”

Missão – Para desvendar os mistérios do local, a equipe de pesquisadores da NOAA iniciou em abril uma missão em três etapas. A bordo de um navio, eles utilizaram um tipo de sonar que gera imagens de alta resolução do fundo do mar. Quando uma anomalia era encontrada, os biólogos enviavam aparelhos operados remotamente para explorar a região, capturando imagens dos animais.

A missão busca aprimorar os conhecimentos sobre essas áreas pouco conhecidas. Segundo a NOAA, as informações obtidas pela equipe farão parte de um banco de dados para auxiliar o governo e pesquisadores a proteger a Fossa das Marianas e seu ecossistema. Entre os animais registrados na missão estão uma água-viva vista a 3.700 metros de profundidade, uma provável nova espécie de enguia e, pela primeira vez, um “peixe-fantasma” vivo.

Confira abaixo as bizarras criaturas marinhas que vivem na Fossa das Marianas: