Havia médicos na cidade de Pompeia?
Vestígios indicam a ocupação de homem morto durante a erupção do Vesúvio em 79 d.C.
Arqueólogos descobrem objetos que apontam o ofício de homem morto pela erupção do Vesúvio em 79 d.C. na cidade de Pompeia: provavelmente um médico. Ao lado dos vestígios da vítima, foram encontrados instrumentos entendidos como cirúrgicos, levando os pesquisadores a acreditarem que se travava de alguém com formação em medicina e cirurgia.
O homem fazia parte de um grupo de 13 pessoas que morreram enquanto buscavam refúgio em um vinhedo de Pompeia – posteriormente, o local foi chamado de “Jardim dos Fugitivos”. Enquanto procuravam um abrigo, eles foram atingidos por cinzas de vulcão e gases mortais como dióxido de carbono e dióxido de enxofre, fazendo com que morressem.
Junto a um dos homens encontrados no “Jardim dos fugitivos”, imagens de uma nova pesquisa revelaram objetos pessoais inéditos. Foi encontrado uma bolsa de tecido contendo moedas de bronze e prata, uma pequena placa de ardósia — usada para o preparo de substâncias medicinais ou cosméticas — e instrumentos metálicos interpretados como ferramentas cirúrgicas. Esses artefatos contribuíram para a hipótese de que a vítima fosse um médico. Porém ainda não se sabe se ele planejava cuidar das pessoas afetadas pela erupção ou se tentava escapar do desastre
Nova abordagem
O aprofundamento da investigação sobre os materiais preservados no Parque Arqueológico de Pompeia ocorreu devido ao uso de novas tecnologias. Os pesquisadores realizaram radiografias e tomografias amparadas por Inteligência Artificial nos corpos e as imagens obtidas foram reconstruídas em modelos 3D.
Essa nova abordagem possibilitou dois ganhos: um entendimento sobre aquilo que até então não era visível e uma análise sem o comprometimento da integridade dos vestígios. Devido a complexidade da pesquisa, foi necessário um esforço interdisciplinar que reuniu arqueólogos, restauradores, antropólogos e radiologistas.
Segundo Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, em comunicado, a pequena descoberta foi dedicada aos homens e mulheres que continuam exercendo a profissão de médico até hoje.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)