Concurso elege as melhores fotos astronômicas do ano
Museu britânico divulga finalistas do prêmio Astronomy Photographer of the Year 2014
Por Da Redação
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h11 - Publicado em 3 jul 2014, 16h34
Veja.com Veja.com/VEJA.com
Publicidade
Publicidade
1/17 Via Láctea refletida no rio Snake, no Parque Nacional de Grand Teton, nos Estados Unidos (David Kingham/VEJA/VEJA)
2/17 Imagem feita em uma caverna de lava de 1.300 metros na Islândia. O teto cedeu em algumas partes, o que faz com que a neve se acumule lá dentro durante o inverno. Um buraco no telhado, na parte superior da foto, revela uma aurora boreal no céu (Ingolfur Bjargmundsson/VEJA/VEJA)
3/17 Pai e filho observam a passagem do cometa Pan-STARRS na First Encounter Beach (Praia do Primeiro Encontro, em tradução livre), em Massachusetts, nos Estados Unidos (Chris Cook/VEJA/VEJA)
4/17 A 7.500 anos-luz de distância da Terra se localiza a Nebulosa do Coração, uma vasta região de gases brilhantes energizados por um conjunto de estrelas jovens em seu centro. A imagem destaca a região central, onde as nuvens de poeira são moldadas pela radiação cósmica (Ivan Eder/VEJA/VEJA)
5/17 Um meteoro cruza o céu estrelado sobre o Monte Bromo, um vulcão na Indonésia, um dia antes do ápice da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, causada pelos fragmentos deixados pelo cometa Halley (Justin Ng/VEJA/VEJA)
6/17 Aurora vista da janela de um voo transatlântico entre Londres e Nova York, em fevereiro de 2014. O fotógrafo equilibrou a câmera sobre sua mochila para conseguir fazer a foto (Paul Williams/VEJA/VEJA)
7/17 Coração da Nebulosa Crescente brilhando em azul e vermelho. Considerada uma nebulosa de emissão, pois rodeia uma estrela quente, ela é composta pela matéria ejetada de uma estrela poderosa e de vida curta, a Wolf-Rayet, vista no centro da imagem. Radiação ultravioleta e vento estelar aquecem a nuvem, fazendo-a brilhar (Mark Hanson/VEJA/VEJA)
8/17 Uma composição com diversas imagens feitas na Calçada dos Gigantes, conjunto de colunas localizado no Norte da Irlanda. A rotação da Terra faz com que as estrelas pareçam estar girando em círculos (Rolf Wahl Olsen/VEJA/VEJA)
9/17 A imagem mostra o colorido e pouco visto centro do sistema de estrelas Rho Ophiuchi. Nesta região é difícil para o olho humano captar detalhes, mesmo com o uso do telescópio (Rolf Wahl Olsen/VEJA/VEJA)
10/17 Aurora boreal. A foto foi tirada no dia em que uma ejeção de massa coronal (grande quantidade de gás ionizado a altas temperaturas) atingiu a Terra, propiciando o aparecimento das cores no céu (Ole C. Salomonsen/VEJA/VEJA)
11/17 A chuva de meteoros Gemínidas cai sobre o Colorado, nos Estados Unidos, em dezembro de 2012. Na imagem, um fragmento maior do que o normal brilha mais do que os planetas ao redor. A constelação de Órion também foi capturada, assim como Júpiter brilhando dentro da constelação de Touro (Patrick Cullis/VEJA/VEJA)
12/17 Visitantes do Parque Nacional de Yellowstone veem o gêiser Old Faithful entrar em erupção enquanto a Lua encobre parcialmente o Sol (Robert Howell/VEJA/VEJA)
13/17 Aurora na praia de Steinsvik, Noruega. O evento não durou mais do que dez minutos, mas iluminou todo o céu e pegou o fotógrafo de surpresa. O homem à direita é seu irmão, procurando seu equipamento para capturar a visão. O autor da imagem conta que foi difícil não rir enquanto movia a câmera para fazer o panorama (Tommy Richardsen/VEJA/VEJA)
14/17 Diversas imagens foram sobrepostas para produzir o efeito time-lapse. A rotação da Terra transforma a luz das estrelas em linhas sobre uma praia na cidade de Mar de Ajó, na Argentina (Sebastián Guillermaz/VEJA/VEJA)
15/17 Pôr-do-Sol na Savana africana, mostrando o alinhamento de Júpiter, Vênus e Mercúrio em junho de 2013. Os tons dourados do céu e o homem na árvore estão direcionados para Júpiter (Lóránd Fényes/VEJA/VEJA)
16/17 Uma vista incomum de um alinhamento astronômico durante o dia, capturada na Argentina. A imagem retrata o momento logo antes de Júpiter ser ocultado pela Lua. O planeta pode ser visto como um ponto brilhante do lado direito da Lua (Sebastián Guillermaz/VEJA/VEJA)
17/17 Aurora Boreal sobre um fiorde, na Noruega. As cores são produzidas a diferentes altitudes por diversos gases atmosféricos, sendo o azul emitido pelo nitrogênio e verde pelo oxigênio. Vermelho pode ser produzido por ambos, enquanto roxo, rosa e amarelo ocorrem quando há mistura de cores (Dr Claus Possberg/VEJA/VEJA)
Uma vista privilegiada da Nebulosa do Coração, um gêiser encobrindo um eclipse e uma aurora boreal vista de dentro de uma caverna vulcânica são alguns dos grandes momentos da astronomia retratados nas fotos finalistas do concurso Astronomy Photographer of the Year 2014, realizado pelo Royal Museums Greenwich, na Inglaterra.
Em sua sexta edição, o concurso vai premiar não só a melhor fotografia, como escolher também os vencedores por categoria, como “Terra e Espaço”, “Nosso Sistema Solar”, “Espaço Profundo” (para objetos fora do Sistema Solar) e “Jovem Fotógrafo Astrônomo do Ano” (para menores de 16 anos). O resultado será divulgado no dia 18 de Setembro, e as imagens vencedoras serão expostas no Royal Observatory, na Inglaterra. Os jurados serão astrônomos e editores de ciência.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
a partir de R$ 39,90/mês
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.