Com ajuda do filho, físico cria ‘capa de invisibilidade’ barata

Com apenas 150 dólares, americano e seu filho adolescente inventam três sistemas capazes de deixar grandes objetos invisíveis

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h19 - Publicado em 11 jun 2013, 21h33
  • Um físico americano da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, criou três dispositivos de invisibilidade capazes de ocultar grandes objetos. De acordo com John Howell, criador da “capa de invisibilidade”, o sistema tem baixo custo, é muito simples e eficaz.

O experimento de Howell foi publicado no site Arxiv, um arquivo eletrônico para pesquisas científicas nas áreas da matemática, física, astronomia, ciência da computação, biologia quantitativa e estatística. Para criar os experimentos, Howell teve ajuda do filho Benjamin, de 14 anos de idade – o jovem também assina o estudo.

Pesquisadores criam capa da invisibilidade ultrafina

Cientistas criam protótipo do ‘manto da invisibilidade’

Sistema – Os três sistemas criados pelo físico buscam demonstrar que é possível criar uma capa de invisibilidade barata – e que sirva, inclusive, para objetos grandes. No estudo publicado no Arxiv, Howell explica os pontos fortes e as limitações de sua abordagem.

O primeiro dispositivo é feito com dois recipientes de acrílico em formato de L, ambos cheios de água. O segundo tem quatro lentes que custam apenas três dólares – uma ideia similar ao dispositivo criado por um grupo da Universidade Cornell. Já o terceiro dispositivo, que é familiar a muitos mágicos amadores, é feito com um conjunto de espelhos de baixo custo. O gasto total com os três sistemas foi de 150 dólares.

Sua única ressalva, dizem os autores, é que os dispositivos só funcionam quando o observador está de frente para eles. Essa limitação, no entanto, pode não ser um problema para o uso em satélites orbitando a Terra.

A área de pesquisa tradicional de John Howell é a física quântica. Mas, intrigado por alguns trabalhos sobre invisibilidade feitos recentemente, ele resolveu tentar algo fora do seu campo normal de pesquisa, com a ajuda do filho.