Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vacina contra febre amarela não deve atingir todo o Estado de SP

Após quatro meses do início da campanha, 55% da população foi imunizada e estado busca outras estratégias para convencer público

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 25 Maio 2018, 15h52 - Publicado em 25 Maio 2018, 13h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A meta de vacinar toda a população paulista contra febramarela até o fim do ano dificilmente será cumprida, avalia o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, o infectologista Marcos Boulos. Passados quatro meses do início da campanha, cerca de 55% da população-alvo foi imunizada. “É decepcionante. Não estamos conseguindo atingir a população. Mantida essa tendência, não conseguiremos vacinar todo o estado”, resumiu.

    A recomendação foi de tentar aproveitar a campanha de vacinação contra gripe para alertar sobre a necessidade de também se proteger contra o vírus. Os resultados, porém, foram menores do que o esperado. Agora, o estado busca novas estratégias para tentar convencer a população sobre a importância de ser imunizado. O argumento utilizado é o de que o risco é permanente.

    Embora o número de casos da doença tenha diminuído com a chegada do frio, Boulos adverte que febre amarela é um problema que veio para ficar. “Não adianta. A doença não vai mais sair da região. Ela se tornou endêmica. Não é possível acabar com mosquito, não dá para acabar com as matas”, completou. Uma pessoa não vacinada que for à região da Cantareira, na Zona Norte da Grande São Paulo, diz Boulos, sempre terá risco de contrair a doença.

    Continua após a publicidade

    Números

    Neste ano, 531 casos de febre amarela silvestre foram confirmados em São Paulo, com 199 mortes. “Febre amarela é grave, 40% das pessoas infectadas morrem. Tudo isso poderia ser evitado com a vacinação.” A circulação do vírus tem se expandido ao longo dos anos no país.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.