Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Tempestade danifica casas e afeta 15 mil pessoas em município do RS

São Luiz Gonzaga foi atingido por temporal que destelhou casas, derrubou a energia elétrica e causou transtornos na região

Por Redação
16 jun 2024, 15h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    Tempestade destelha casa no município gaúcho de São Luiz Gonzaga (Defesa Civil/Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga/Divulgação)

    Um forte temporal atingiu o município de São Luiz Gonzaga, no noroeste do Rio Grande do Sul, na noite deste sábado, 16, causando transtornos na região. Segundo a prefeitura, mais de 1,2 mil residências foram destelhadas ou sofreram algum tipo de avaria, e a estimativa inicial é de que 15 mil pessoas tenham sido diretamente afetadas pela chuva. 

    A tempestade começou por volta das 22h30 do sábado, com “cerca de 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos muito fortes e chuva torrencial”. A chuva seguiu madrugada a dentro, e persiste no município. Segundo o prefeito, Sidney Brondani, o município vai emitir ainda hoje um novo Decreto de Situação de Emergência.

    “Estamos desde a noite de ontem atendendo a todos que solicitaram lonas e outros tipos de auxílio. A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas. Foi algo semelhante a um ciclone que nos atingiu, mas tudo o que tinha de ser feito até o momento foi feito”, afirmou em nota.

    Por causa da chuva e ventos fortes, partes da cidade seguem sem luz e há problemas no abastecimento de água em alguns pontos. Também foram registradas quedas de postes da rede de energia elétrica e de árvores em diversas ruas. “Equipes da RGE já nos relataram dificuldades nos trabalhos para restabelecer a energia devido a circulação de pessoas e pedimos que a comunidade saia destes locais para que possamos restabelecer os serviços com segurança”, desatacou o major Eduardo Brumm, comandante da Brigada Militar de São Luiz Gonzaga.

    A tempestade chega em um momento em que o Rio Grande do Sul tenta se recuperar das enchentes que deixaram 175 mortos no último mês. Neste domingo, a Defesa Civil doestado emitiu na manhã um alerta de chuva intensa com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas na região metropolitana de Porto Alegre e em municípios ao norte do estado, como São Luiz Gonzaga. O aviso se estende até as 19h, e a orientação é que, em caso de “tempo severo”, a população busque abrigo e não atravesse alagamentos.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.