Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Retirada de corpos de avião que caiu em Vinhedo é finalizada, diz governo

Todas as vítimas do desastre aéreo serão encaminhadas para a unidade central do IML; familiares recebem acolhimento na capital paulista

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 ago 2024, 19h28 - Publicado em 10 ago 2024, 19h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo do estado de São Paulo informou que foi finalizado às 18h30 deste sábado, 10, o trabalho de retirada dos corpos das vítimas dos destroços do avião da empresa Voepass Linhas Aéreas (ex-Passaredo) que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior paulista. O acidente matou 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes, e todos os corpos serão encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, na capital.

    Publicidade

    Segundo as forças de segurança e resgate, dos 62 corpos (34 masculinos e 28 femininos), 50 corpos foram enviados para o IML e os demais estão a caminho da capital paulista.

    Publicidade

    “Até agora, 30 corpos foram necropsiados e radiografados. O IML Central conta com mais de 40 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia”, diz a nota. Duas vítimas já foram identificadas, mas seus nomes não foram divulgados.

    No início da tarde, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), coronel Cássio Araújo de Freitas, explicou a dinâmica do trabalho: “(As vítimas) estão sendo levadas em grupos de 12 para o IML central. É uma retirada feita de forma meticulosa e técnica, que segue padrões internacionais, e em respeito às vítimas e familiares”.

    Publicidade

    Relatório sobre caixas-pretas deve sair em 30 dias

    Nesta tarde, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) prevê um prazo de 30 dias para entrega do relatório preliminar sobre o acidente.

    Depois de localizadas, as caixas-pretas, que na verdade são estruturas cor de laranja para facilitar a identificação entre os destroços, foram para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, localizado em Brasília, onde investigadores deram início aos trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo
    INVESTIGAÇÃO: Caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo estão em laboratório do Cenipa (FAB/Divulgação)

    Os agentes do Cenipa vão analisar tanto o Cockpit Voice Recorder (CVR), que é a caixa-preta com a finalidade de registrar as transmissões de rádio e os sons na cabine, o quanto o Flight Data Recorder (FDR), que tem detalhes do voo, como altitude e velocidade.

    A FAB disse que, depois da finalização da fase inicial, no local do acidente, a investigação vai avançar para a etapa de análise de dados.

    Publicidade

    “Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”, informou, em nota.

    Atendimento aos parentes das vítimas

    O governo do estado de São Paulo disse que já iniciou o atendimento aos parentes das vítimas da queda do avião no auditório do Instituto Oscar Freire, perto da unidade do Instituto Médico Legal (IML) que recebe os corpos. Até o momento, 26 famílias foram acolhidas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Os familiares foram orientados sobre a entrega de documentações médicas que possam auxiliar na identificação dos corpos, além da coleta de materiais biológicos para a realização de exames genéticos, quando necessário.”

    Para parentes que estão vindo de outras localidades para fazer o reconhecimento dos corpos, foram reservadas acomodações em um hotel na região central da capital e 38 famílias já foram recebidas.

    Acidente com avião da Voepass

    O voo 2283 da empresa Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo, e caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9, na região de Vinhedo. Havia 62 pessoas a bordo.

    A lista com os nomes das vítimas foi divulgada e, na manhã desde sábado, a empresa incluiu o nome de mais um passageiro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.