Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Procon autua 41 empresas

Com Agência Estado A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulgou nesta terça-feira o primeiro balanço do ano de fiscalização de irregularidades cometidas contra usuários pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. No total, a Fundação monitorou 69 companhias, das quais 41 apresentaram irregularidades como má […]

Por Da Redação
10 mar 2009, 22h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com Agência Estado

    Publicidade

    A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, divulgou nesta terça-feira o primeiro balanço do ano de fiscalização de irregularidades cometidas contra usuários pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. No total, a Fundação monitorou 69 companhias, das quais 41 apresentaram irregularidades como má prestação de serviços e reclamação de consumidor não solucionada em cinco dias úteis. Os fiscais do Procon-SP realizaram mais de 2.000 ligações gravadas e cronometradas entre os dias 13 e 19 de fevereiro.

    Publicidade

    De acordo com o Procon, 11 empresas autuadas na operação realizada em dezembro, quando entrou em vigor a nova legislação, serão autuadas novamente por apresentarem novas infrações. Entre elas, a TAM Linhas Aéreas (uma infração), a Net Serviços de Comunicação (cinco) e a Medial Saúde (duas).

    No topo da lista das empresas que mais cometeram infrações, estão as do ramo de telefonia, que, individualmente, foram autuadas em seis irregularidades, além de todas serem reincidentes. Para o advogado especialista em direito ao consumidor José Luiz Toro da Silva, o resultado negativo do setor já era esperado.

    Publicidade

    “O decreto que regulamentou o Código de Defesa do Consumidor foi criado para combater as infrações cometidas pelo setor de telefonia, que há bastante tempo tem problemas e não sofre sanções do governo”, explica. As líderes em irregularidades foram Embratel e Telefônica.

    Continua após a publicidade

    Bancos – O segmento bancário apresentou uma sensível melhora em relação ao balanço anterior. Em dezembro, foram autuados 14 bancos, dez a mais que no balanço mais recente.

    Publicidade

    De acordo com as novas regras, os SACs devem oferecer, entre outros itens, informações claras e objetivas, gratuidade das ligações, disponibilidade do serviço, tempo de espera para contato com os atendentes e adequação de menu eletrônico dos call centers.

    As empresas que cometeram infrações serão autuadas e responderão a processo administrativo. As punições variam de multas nos valores entre 212 e 3,1 milhões de reais. As agências reguladoras de cada setor também serão avisadas pelo órgão para que possam tomar outras providências.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.