Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Olavo de Carvalho tem post deletado e decide abandonar o Twitter

Guru bolsonarista foi punido por propagar desinformação acerca da pandemia do coronavírus

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jan 2021, 17h46 - Publicado em 19 jan 2021, 17h43

O escritor e filósofo Olavo de Carvalho teve uma postagem no Twitter deletada pela rede social na última segunda-feira 18. A mensagem continha discurso negacionista em relação à pandemia da Covid-19 e, por isso, foi considerada como uma violação das normas da plataforma. Pouco depois, o próprio Olavo, considerado um guru do bolsonarismo, anunciou que estava deixando o Twitter.

“Estou caindo fora do Tuíts. Aquilo é a Cracolândia da internet. Pode enfiar a sua rede no c…, Mr. Dorsey. Estou aqui, no Telegram e no Gab. Quando o Parler reabrir, estarei lá também.”, desabafou Olavo em sua conta no Facebook. Apesar do anúncio, sua conta no Twitter, que tem mais de 550.000 seguidores, segue ativa até o fechamento desta reportagem.

Também via Facebook, ele compartilhou a mensagem que recebeu do Twitter: “Limitamos temporariamente algumas funções da sua conta” por “violação da política de disseminação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à Covid-19”. Em sua postagem, Olavo voltou a minimizar os efeitos do que chamou de “mocoronga vírus”.

Procurado por VEJA para falar do caso de Olavo, a rede social se limitou a dizer que “o Twitter tem regras que determinam os conteúdos e comportamentos permitidos na plataforma, e violações a essas regras estão sujeitas às medidas cabíveis.”

Continua após a publicidade

O Twitter tem agido de forma mais enfática para combater a desinformação em sua rede social. Recentemente, marcou uma postagem do Ministério da Saúde como “enganosa” e limitou uma postagem sobre “tratamento precoce” do coronavírus no perfil do presidente Jair Bolsonaro. O caso mais extremo e controverso se deu nos Estados Unidos, onde a conta pessoal do presidente Donald Trump foi permanentemente suspensa devido ao “risco de mais incitação à violência”.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.