Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O plano de Henrique Meirelles para a retomada econômica de SP

Missões agendadas no exterior vão em busca de recursos para viabilizar projetos de infraestrutura como o da expansão da linha ferroviária do estado

Por Mariana Zylberkan Atualizado em 15 jun 2020, 16h50 - Publicado em 15 jun 2020, 16h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto o comitê de crise do governo paulista coloca em prática o delicado plano de reabertura gradativa e seletiva da cidades do estado em meio ao surto do coronavírus, uma parte dos membros do Palácio do Bandeirantes já traça planos para tentar acelerar a retomada econômica no cenário pós-pandemia. Quem lidera o trabalho é o Secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles. Com base no diagnóstico de que o capital externo será fundamental na retomada, o governo planeja retomar viagens ao exterior em busca de financiamento para projetos. Já estão agendadas visitas a Alemanha e aos Emirados Árabes, que devem ocorrer em janeiro, onde serão instalados escritórios de representação.

    ASSINE VEJA

    Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena
    Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena O início da reabertura em grandes cidades brasileiras, os embates dentro do Centrão e a corrida pela vacina contra o coronavírus. Leia nesta edição. ()
    Clique e Assine

    Outra ideia envolve tirar da gaveta um projeto que já foi alvo de tentativas frustradas de governos anteriores: a construção de linhas de trens de passageiros e de cargas que vão ligar cidades importantes do interior paulista. Para sair do papel, o projeto precisa captar 8 bilhões de reais junto à iniciativa privada. O governo não colocará um centavo na obra e, como contrapartida, dará uma concessão de 30 anos para a exploração dessas linhas.

    O primeiro trecho que deverá ser licitado em 2021 irá ligar a capital a Campinas, passando por Jundiaí e chegando até Americana. De acordo com Henrique Meirelles, a diferença no projeto atual é o modelo de concessão à iniciativa privada. “Sempre se falou em recurso público para obras como essa, mas o estado federativo não tem disponibilidade de recursos para fazer projeto dessa magnitude”, disse ele a VEJA.

    O otimismo do governo no sucesso da empreitada é baseado no interesse já demonstrado por investidores estrangeiros em projetos de infraestrutura em São Paulo. Um dos maiores negócios recentes no estado foi a licitação da rodovia que liga as cidades de Piracicaba e Panorama, na fronteira com o Mato Grosso do Sul. Um consórcio financiado pelo Fundo Soberano de Cingapura venceu a licitação com um lance de 14 bilhões de reais para a construção de 1.273 quilômetros de estrada, a maior obra do tipo já licitada no país, “nos moldes das Autobahn alemãs”, como define Meirelles.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.